MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lei mantém desconto na compra de computadores apenas para idosos


Hoje, qualquer pessoa tem isenção de dois impostos na compra do produto.
Projeto de lei visa o desconto apenas para quem tem mais de 60 anos.

Do G1 Bauru e Marília
Comprar um computador novo ficará mais caro para o consumidor. O governo planeja retirar a isenção de dois impostos e o preço do equipamento deverá subir. A nova lei deve manter desconto na compra de computadores apenas para pessoas que têm acima de 60 anos.
Desde 2005, quem compra um computador não paga o PIS/ Pasep e a Cofins. Isso significa um desconto de quase 10% no preço do equipamento, mas a isenção tem data para acabar: dezembro de 2014. A justificativa da lei para dar desconto para quem tem acima de 60 anos é o Estatuto do Idoso que obriga o poder público a oferecer oportunidade educacional à terceira idade.

Depois que se aposentou da Polícia Militar em Marília, SP,  Irineu Gerônimo continuou trabalhando em casa para melhorar a renda da família. Comprou um computador por um bom preço e logo se adaptou às novas tecnologias. Ele não gostou de saber que os preços dos computadores vão subir.
Projeto de Lei quer manter a isenção de dois impostos apenas para idosos.  (Foto: reprodução/TV Tem)Projeto de Lei quer manter a isenção de dois impostos apenas para idosos. (Foto: reprodução/TV Tem)

Há alguns meses, Ricardo Zimmermann Dias comprou um computador para ajudar no gerenciamento da locadora de vídeos. Ele acha que o incentivo deveria ser mantido para os trabalhadores. "Se eu tenho um computador mais antigo e ele precisa de um programa mais novo, eu já teria que trocar uma peça do meu computador. Então, acho que prejudica bastante quem está no mercado agora e quem vai entrar no mercado de trabalho também", destaca o empresário.
Gerente de uma loja de computadores, Silverson Santos, acha que a mudança não vai prejudicar as vendas. "Com o crescimento das vendas na área dos notebooks e tablets essa desaceleração não vai acontecer. E até o próprio fabricante e nós como comerciantes temos condições de absorver esses descontos e continuar as vendas aquecidas", afirma.
Quem tem mais de 60 anos aprova a novidade. O grupo de idosos que faz curso de informática no Sindicato dos Aposentados de Marília gostou de saber que vão continuar comprando computadores por valores mais em conta.
O projeto de lei foi aprovado pela comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Agora a proposta passará pela análise de outras comissões internas antes de passar a valer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário