MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lideranças indígenas ocupam sede da Funasa em Porto Velho


Índios sofrem com alta incidência de malária e tuberculose nas aldeias.
Grupos percorrem mais de 10 quilômetros em busca de atendimento.

Alessandra Curado Do G1 RO
Cacique da etnia parintintin reclama da falta de transporte e medicamentos (Foto: Divulgação/Jenifer Zambiazzi)Cacique parintintin reclama da falta de transporte e
medicamentos (Foto: Jenifer Zambiazz/iG1)
Cerca de 50 índios do Sul do Amazonas e de Rondônia ocupam desde terça-feira (5) a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Porto Velho. Cinco etnias, Tenharim, Parintintin, Mura, Karitiana e Pirahã se uniram para protestar. Eles reivindicam investimento na saúde indígena nas aldeias próximas à cidade de Humaitá (AM), microrregião do Rio Madeira e em todo o estado de Rondônia. Manifestações como esta vêm ocorrendo em vários estados brasileiros desde o mês de abril.
O principal problema, de acordo com o cacique da etnia parintintin, Antonio, é com a falta de transporte para deslocar da aldeia aos hospitais de Humaitá. “Nós merecemos uma melhor atenção por parte do poder público. Estamos desassistidos e abandonados. Na aldeia sofremos com muitas doenças, como a malária, tuberculose e até o câncer e, quando precisamos de um atendimento médico, falta transporte para a locomoção”, contou.
Parintintin sofre de pressão alta e já chegou a andar mais de dez quilômetros a procura do serviço hospitalar. Outro problema relatado pelo cacique é a dificuldade na aquisição de medicamentos em farmácias da região, ele alega não ter condições de adquirir remédios para toda população aborígine.
Até às 20h30 desta quarta-feira, técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), membros do Ministério Público Federal (MPF) e lideranças indígenas até ainda participavam de uma reunião na sede do MPF em busca de solução para o caso.
Por volta das 22h, a reunião foi encerrada e ficou acertada a desocupação da sede da Funasa.
Indígenas reivindicam melhorias na saúde (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)Indígenas estão ocupando duas salas da Funasa (Foto: Jenifer Zambiazzi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário