MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Manifestantes tentam acessar o Riocentro


Batalhão de Choque e Exército montam bloqueio para impedir passagem.
Grupo faz protesto contra remoção de famílias em diversas regiões.

Christiano Ferreira Do G1 RJ
Índio tenta conversar com policial do Choque (Foto: Christiano Ferreira/G1)Índio tenta conversar com policial do Choque (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Manifestantes que participam de um ato contra a remoção de famílias que vivem na Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio, tentaram acessar, por volta das 11h, o Riocentro, mas foram impedidos por um bloqueio montado pela Polícia Militar e pelo Exército. O grupo, que ocupa duas pistas da Avenida Salvador Allende, está a poucos metros de um dos principais acessos ao local onde chefes de estado se reúnem pela primeira vez durante a Rio+20. Mais de 100 policias e militares fazem um cordão de isolamento no local. Eles usam armas não-letais e a cavalaria montada ajuda no policiamento.
Choque se posiciona para evitar que manifestantes avanvem em direção ao Riocentro (Foto: Christiano Ferreira/G1)Choque se posiciona para evitar que manifestantes avanvem em direção ao Riocentro (Foto: Christiano Ferreira/G1)
De acordo com a CET-Rio, o acesso ao Riocentro nesta quarta-feira está causando retenção
ao longo da Avenida Aberlardo Bueno. Por volta das 11h, as retenções chegavam ao autódromo.

Os manifestantes se reuniram na manhã desta quarta, por volta das 9h, para protestar contra a remoção de famílias que vivem na Vila Autódromo. O local fica perto de onde será construído o Parque Olímpico. A manifestação é a primeira a ser realizada nesta quarta, data que marca o início das reuniões da cúpula da Rio+20.
Congestionamento próximo ao Riocentro (Foto: Christiano Ferreira/G1)Congestionamento próximo ao Riocentro (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Além de moradores, integrantes de vários movimentos sociais do país participam do protesto. Segundo os organizadores, o grupo também protesta contra a remoção de famílias de outras comunidades do Rio e do Brasil.
"São remoções injustas. Eles colocam as pessoas distante do âmbito onde vivem. Assim elas precisam recomeçar uma vida nova, num lugar sem infraestrutura", contou Jane Nascimento, diretora social da Associação de Moradores da Vila Autódromo.
Manifestação na Candelária
No período da tarde, às 15h, o Centro do Teatro Oprimido vai fazer uma passeata mostrando o momento político e estético através da teatralização. A manifestação, que reunirá vários movimentos sociais, começa na Candelária e vai até a Cinelândia, no Centro do Rio.
Entre as atividades da Cúpula que acontecem no Aterro do Flamengo, estão previstas: Gaia Education – Ecovillages and Transition Towns, um laboratório sobre Práticas Sustentáveis, que acontece na Tenda Maria Bonita (G), das 18h às 20h30 e ainda o workshop “Right to Water”, Territórios do Futuro / Direito à Água, organizado pelo Institute for Agriculture and Trade Policy, que será na Tenda Olga Benário, das 11h30 às 13h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário