MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Médica alerta para os riscos de contaminação nas praias de São Luís


A infectologista Rosângela Cipriano esclerece dúvidas sobre contaminação.
Infecções intestinais e doenças de pele estão entre as mais transmitidas.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

De acordo com a última nota técnica de monitoramento das condições das praias da ilha de São Luís, divulgada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na última sexta-feira (8), as praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Meio e Araçagi, em São Luís, assim como Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, no município de São José de Ribamar estão impróprias para banho por apresentarem quantidades de colifórmes fecais acima do tolerável.

Para tratar do assunto, a médica infectologista Rosângela Cipriano foi ao estúdio do JMTV 1ª edição e esclareceu algumas dúvidas quanto aos cuidados necessários com a águas das praias da capital. A médica explica que por causa do alto índice de coliformes fecais, que vem das fezes humanas, há muitas chances de que os banhistas contraiam, principalmente, doenças de infecções intestinais. Entre os principais males que podem vir com um banho nas águas contaminas, estão a diarréia, febre tifóide, hepatite A e até mesmo cólera. A doutora Cipriano esclarece, no entanto, que estas doenças não serão obrigatoriamente adquiridas após um banho no mar, porém são grandes riscos de contaminação para a população.

Outro perigo ao qual a infectologista chama atenção são as doenças de pele. A médica alerta para o cuidado que se há de ter com lesões e feridas na pele, que servirão como forma de entrada de doenças como dermatite, micoses e, especialmente, a larva migrans, popularmente conhecida como o bicho geográfico.

As pocinhas de água também não escapam do grande nível de contaminação e a dica da especialista é que os pais evitem deixar as crianças nestes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário