MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Ministério Público cobra cuidados de criadores de suínos em Bacabal


Medida foi tomada após fiscais da Aged flagrarem animais soltos em lixões.
Criadores agora terão que manter suínos nos limites de suas propriedades.

Do G1 MA com informações da TV Mirante
O Ministério Público de Bacabal reuniu criadores para cobrar mais cuidados com a criação de suínos na zona rural da cidade, como mostrou a reportagem do Mirante Rural deste domingo (assista ao programa, na íntegra, ao lado).
Segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), os porcos criados soltos podem trazer sérios riscos à saúde e às propriedades localizadas próximas ao lixão, consideradas pontos de risco.
Durante uma fiscalização, agentes da Aged flagraram porcos em meio ao lixão, se alimentando de todo o tipo de sujeira. A preocupação da agência é que os animais possam contrair algum tipo de doença. “Além da questão da defesa animal, é uma questão de saúde pública. A população que consumir a carne desses animais estará em risco”, avisou o fiscal da Aged Bacabal, Vicente Almeida Júnior.
Os criadores tem a obrigação de criar seus animais presos e a Prefeitura deve impedir que eles adentrem a área do lixão. O Ministério Público então foi acionado e os criadores foram notificados a comparecer a uma reunião.
A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Klícia Menezes, afirmou que a primeira iniciativa é conscientizar os criadores de porcos, de modo a evitar que eles venham a ter prejuízos financeiros perdendo seus animais. Eles terão 30 dias para começarem a criar os suínos de forma adequada e quem descumprir as determinações sofrerá penalidades.
Se os animais forem encontrados em vias públicas, serão apreendidos e o proprietário terá sete dias para pagar multa e despesas. Caso contrário, os animais serão sacrificados. Os criadores reconheceram reconheceram que precisam prender os animais, mas questionaram o problema do lixão, que fica na área, e que, segundo eles, tem causado muitos problemas, invadindo propriedades e atraindo urubus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário