MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MPF-BA apura plágio em estudo ambiental do projeto Porto Sul


Órgão afirma que parágrafos foram copiados de artigo científico de 2007.
Se confirmado, responsáveis podem ficar presos de três a seis anos.

Do G1 BA

Uma investigação do Ministério Público Federal (MPF), em Ilhéus, município na região sul da Bahia, aponta a suspeita de plágio nos estudos ambientais apresentados por uma empresa de engenharia para realização do empreendimento Porto Sul, informa o órgão nesta quarta-feira (6). Segundo a investigação do procurador Eduardo El Hege, a empresa copiou integralmente parágrafos de um artigo científico datado de 2007, sem indicar o crédito.
O MPF afirma já ter acionado "com urgência" o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), solicitando verificação e providências a respeito dos indícios de plágio. O Ibama afirma que o caso foi abordado na audiência pública no início de junho e já foi encaminhado à Diretoria de Licenciamento (Dilic), que analisa a situação. Também foi solicitada abertura de inquérito policial sobre o caso à Polícia Federal.
Em nota, o MPF retrata que constatou que as informações encaminhadas eram "como se fossem estudos de impacto ambientais atuais e específicos do empreendimento". Acrescenta ainda que até os dados das tabelas do artigo originais foram modificados "de maneira aleatória e grosseira". O G1 entrou em contato com a empresa responsável pelo estudo, mas ainda não obteve retorno.
É considerado crime, de acordo com a Lei 9.605/98, apresentar "estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso". Por isso, o MPF afirma que, caso se confirme o plágio, os autores podem ser acionados judicialmente e condenados à pena de prisão de três a seis anos, além de multa.
Procurada pelo G1, a empresa de engenharia que apresentou os estudos ficou de enviar uma nota sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário