MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Mulher alimenta família com peixes de igarapé poluído, em Porto Velho


Michele costuma pescar no Santa Bárbara para alimentar filhos e marido.
Quando os peixes apareceram mortos, ela não teve outra alternativa.

Larissa Matarésio Do G1 RO

No sábado (16), Michele pescou peixes mortos no igarapé Santa Bárbara (Foto: Divulgação/Jota Gomes)No sábado (16), Michele pegou peixes mortos no igarapé Santa Bárbara (Foto: Divulgação/Jota Gomes)
A situação degradante do Igarapé Santa Bárbara, no  Bairro Cai n'Água, em Porto Velho, RO, não impede que famílias continuem pescando no local. É o caso de Michele Fernandes de Souza, de 33 anos de idade e mãe de cinco filhos, que sai do Bairro Mariana, Zona Leste da capital, para ir pescar.
Necessitada, sempre que tem oportunidade, vai até o Igarapé Santa Bárbara pescar para conseguir alimento. “Tem dias que a única coisa de comida que consigo vem de lá, é fartura no prato aqueles peixes”, se emociona.
Entretanto, com o igarapé poluído, os peixes começaram a morrer e não restou outra alternativa à dona de casa. “Não teve jeito, peguei os peixes que estavam mortos mesmo, ou era isso, ou teria que mandar meus filhos para a escola sem comer, e isso não é certo”, completa.
Nascida em Minas Gerais, passou boa parte na infância no Espírito Santo, de onde veio adolescente com o padrasto, obrigada pela mãe. Poucos meses depois de chegar a Rondônia conheceu seu atual marido. “Pensei que a minha vida fosse mudar com ele”, diz Michele.
Estava enganada. Hoje, mãe de cinco filhos, a mais velha com 10 anos e o mais novo com três, passa todos os dias pelo sufoco de ter que alimentar sete pessoas dentro de casa estando desempregada. “Meu marido tem problema com bebida e não trabalha, todos os dias é uma luta para dar de comer aos meus filhos”, desabafa.
O pouco dinheiro que consegue, vem do programa social do governo federal, o Bolsa Família. “Só assim consigo manter meus meninos na escola”, relata sobre a dificuldade em comprar os materiais escolares das duas meninas que estão em idade escolar.
Michele sonha com vida melhor (Foto: Larissa Matarésio/G1)Michele sonha com vida melhor
(Foto: Larissa Matarésio/G1)
A vida difícil não a impede de ter sonhos. “Minha menina mais velha que fala, mãe a gente vai sair dessa. Às vezes eu até tenho vontade de largar tudo e ir embora, mas o que eu faria sem os meus filhos? Não posso deixá-los com o pai e acredito que ainda posso fazer a diferença na vida deles”, sonha Michele.
Há três anos, quando teve seu último filho, ficou internada durante alguns meses no Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho, e no leito decidiu fazer de tudo para seus filhos se formarem. “Eu estava muito mal, o menino tinha nascido prematuro e eu tinha acabado de fazer uma cirurgia para não ‘pegar’ mais filhos, e então eu percebi que as crianças têm que estudar, porque só assim a vida deles vai ser diferente da minha”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário