MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Padre impede primeira eucaristia de menino autista e gera polêmica no RS


Sacerdote alegou que garoto não entende o sentido do ritual religioso.
Eucaristia foi negada pelo pároco no último domingo em Bom Princípio.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

Mãe e pai ficaram revoltados com atitude do padre (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Mãe e pai ficaram revoltados com atitude tomada pelo padre (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
A decisão de um padre de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul causou revolta entre os moradores do município de 11,8 mil habitantes no último domingo (17). O pároco negou a primeira comunhão a um adolescente autista de 13 anos, que receberia a eucaristia juntamente com outras 34 crianças na Paróquia Nossa Senhora da Purificação. A família está inconformada com a atitude do sacerdote, que afirma não ter sido movido pelo preconceito. De acordo com a mãe, Maria Silvani Maldaner, de 41 anos, o menino já estava na fila que se formava no interior da igreja quando o pároco disse que não iria deixar o garoto participar do ritual.
Padre alega que menino rejeitou a hóstia (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Padre alega que menino não está preparado para
assimilar o sentido do ritual (Foto: Alexandre dos
Santos/RBS TV)
"O padre passou reto por mim e disse que meu filho não faria a primeira comunhão. Mas o guri já estava treinado, ele queria muito isso. Tu sabes o que é ter de segurar a mão de uma criança que ia receber Jesus e não vai por causa de um pároco?", lamenta a Silvani. O garoto, batizado pela Igreja Católica, participou das aulas de catequese junto com outras crianças na paróquia. A festa para o menino já estava preparada, e cerca de 90 pessoas haviam sido convidadas.
O padre Pedro José Ritter se defende e diz que a Igreja dispensa necessidade do rito da eucaristisa em casos como esse. Ele chegou a ensaiar normalmente com o menino uma semana antes da cerimônia, que teria se negado a receber a hóstia. O sacerdote afirma que o adolescente não estava preparado para entender o sentido da comunhão. "Não posso abrir a boca dele com força e largar um pedacinho da hóstia lá dentro. Tem de ser um ato livre e espontâneo", sustenta.
A mãe, muito religiosa, treinou o filho durante quatro meses para a ocasião devido ao grau elevado de autismo sofrido por ele. Mesmo assim não conseguiu fazer o menino aceitar a hóstia durante o ensaio. A atitude do sacerdote, no entanto, segue sendo criticada pela população e gerou um debate nas redes sociais. A situação envolvendo o padre e o garoto autista será analisada pelo bispo da diocese de Montenegro, Dom Paulo de Conto.

3 comentários:

  1. pelo amor de deus se acontecese comigo quebraria tudo o que tinha na igreja deus me perdoe por falar isso mas esse padre nao pode fazer isso mete bala nele

    ResponderExcluir
  2. peço ao bispo de monte negro se ele nao fizer nada contra esse padre por que ele nao vale nada tambem pois aprendemos que temos que respeitar o proximo com seus defeito pois quem nao tem que atire a primeira pedra eu sou muito catolica eu jamais açeitaria isso e mandaria matar esse padre pois nao sei ate que ponto vai nossa relegiao se temos pregador desse tipo; o fim do mundo esta proximo pois quem teria que dar exemplo esta afastando o povo da igreja

    ResponderExcluir
  3. se deus existe como prega o padre esse pagara pelo que fez

    ResponderExcluir