MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Para MST conflito na Fazenda Cedro só será resolvido pelo Incra de Brasília


A mobilização do MST deve continuar até que o Incra apresente proposta.
Advogado do movimento garante que o caso será resolvido em Brasília.

Do G1 PA

A reunião realizada nesta sexta-feira (22), em Marabá, entre representantes dos órgãos de Segurança Pública do Pará, dirigentes do Incra, MST, Ouvidoria Agrária Nacional e Comissão Pastoral da Terra (CPT) para discutir soluções aos conflitos entre trabalhadores rurais sem-terra e seguranças da fazenda Cedro, não foi nada satisfatória. A reunião foi suspensa.
Segundo informações do advogado da CPT, José Batista Afonso, a mobilização do MST deve continuar até que sejam apresentadas soluções concretas por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).''Como não houve negociação para solucionar os conflitos, a reunião precisou ser suspensa. O caso será levado a uma audiência em Brasília para que se chegue a um acordo", disse Batista. A data da audiência no Distrito Federal ainda não foi agendada.
Sem-terra na fazenda Cedro (Foto: Divulgação / Agropecuária Santa Bárbara)Sem Terra na fazenda Cedro (Foto: Divulgação / Agropecuária Santa Bárbara)
Entenda o caso
Doze pessoas ficaram feridas a tiros em um confronto ocorrido na manhã desta quinta-feira (21), na fazenda Cedro, localizada na divisa entre os municípios de Marabá e Eldorado dos Carajás.
Segundo informação da CPT, a partir de informações do MST, famílias sem-terra foram recebidas a bala por seguranças da fazenda durante um ato público realizado, na manhã de quinta-feira (21) dentro da área da fazenda. A Agropecuária Santa Bárbara, proprietária da fazenda Cedro, reconhece que houve confronto. Porém, segundo a agropecuária, foram os sem-terra que atacaram a propriedade sem que houvesse qualquer tipo de provocação
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) a situação no local foi amenizada ainda na tarde de quinta-feira (21), quando seis seguranças da Fazenda foram detidos para prestar depoimento. Com eles foram apreendidas seis armas de calibre 12, que serão periciadas. Os seguranças foram ouvidos e o inquérito instaurado.
 No mesmo dia do conflito, cerca de 100 homens das polícias Militar e Civil foram enviados ao local. Da Polícia Militar estão na região homens do Grupamento Tático Operacional de Marabá e do Comando de Missões Especiais do Batalhão de Choque e policiais do Comando de Operações Especiais. A Polícia Civil enviou integrantes da Delegacia de Conflitos Agrários e da Superintendência de Policia de Marabá, para fazer a segurança da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário