MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

'Parque Indígena' do Amazonas será apresentado durante a Rio+20


Empreendimento poderá funcionar na terra indígena em Manacapuru.
Projeto será divulgado com arte contendo imagem de satélite.

Do G1 AM

Centro de Excelência Indígena Amazonas (Foto: Divulgação)Terra indígena São Francisco de Patauá, provável área de localização doCentro de Excelência Indígena Amazonas (Foto: Divulgação)
O grupo indígena do Amazonas terá participação na Conferência Rio+20 nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Isso porque a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) mostrará um esboço do que será o Centro de Excelência Indígena do Amazonas. O projeto que está sendo finalizado prevê que o Centro Indígena seja construindo na Região Metropolitana de Manaus. A Rio+20 começou na quarta-feira (13) e segue até dia 22.
De acordo com a Seind, o empreendimento poderá funcionar na terra indígena São Francisco do Patauá, no município de Manacapuru, localizado a 84 Km de Manaus. Segundo a secretaria, há duas semanas técnicos voltaram ao local para avaliar o terreno, além de fazer consulta de opinião em relação ao projeto junto à população. Em todo o Estado, há 178 terras indígenas, o equivalente a 30% de território do Amazonas.
Mapa Centro de Excelência Indígena AM (Foto: Divulgação)Área onde o Centro de Excelência Indígena do AM será instalado em Manacapuru (Foto: Divulgação)
“O terreno fica situado na mesma comunidade que sediou em abril deste ano, a sétima edição dos Jogos Indígenas do município. O projeto será divulgado na Rio+20 pelo secretário Bonifácio José Baniwa, com fotos e arte contendo imagem de satélite sobre a área em estudo, e prevê benefícios nas áreas de cultura, meio ambiente, comercial, serviço, social, esportiva, educacional e de produção”, divulgou a Seind.
Segundo o chefe do Departamento de Etnodesenvolvimento da secretaria, Cristiano Oliveira, um grupo de trabalho formado por técnicos da própria secretaria e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de um professor de uma escola particular, que trabalha como colaborador, estão envolvidos no planejamento do Centro de Excelência Indígena do Aamazonas. O titular enfatizou ainda que será criada uma comissão para analisar e avaliar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário