MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Pé de café de propriedade no ES produz mais de 40 quilos do grão


Quantidade é sete vezes maior em relação a um pé de café conilon normal.
Pé do grão foi plantado foi plantado há 43 anos.

Do Globo Rural
O tamanho de um pé de café cultivado em uma propriedade do Espírito Santo que produz 40 quilos do grão atrai dezenas de curiosos.
O agricultor Noberto Kepp, de 65 anos, adora receber visitas na propriedade, no município de Laranja da Terra, para mostrar o pé do grão que se destaca no meio do cafezal. O pé de café conilon foi plantado foi plantado há 43 anos. Ele faz questão de retirar os grãos dos longos galhos.
O enorme pé de café, com quase oito metros de altura, rende 40 quilos de grãos pilados. A quantidade é sete vezes maior em relação a um pé de conilon normal.
A planta virou atração turística. O experiente produtor de café José Vieira, de 92 anos, nunca tinha visto nada parecido. “Eu estou com vontade de apanhar esse pé de café”, brinca.
Para comemorar essa colheira tão especial, nada melhor do que música do interior. A festança merece mesmo um cafezinho, ou melhor, um cafezão.
Os pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural analisam as mudas e sementes que foram retiradas do pé gigante de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário