MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Preço em euro e falta de etiquetas geram autuação em shopping de luxo


Fiscalização do Procon e do Ipem autuou 26 estabelecimentos na quarta.
Lojas também foram notificadas por não exibir preços de produtos.

Do G1 SP
Lojas passaram por fiscalização no Shopping JK (Foto: Fabiano Correia/G1)Lojas passaram por fiscalização no Shopping JK
(Foto: Fabiano Correia/G1)
A loja Zara Home, no Shopping JK Iguatemi, na Zona Sul de São Paulo, foi autuada pela Fundação Procon-SP por exibir o preço de alguns produtos em euro. O shopping passou por uma fiscalização de órgãos da defesa do consumidor nesta quarta-feira (27). O Procon e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) fiscalizaram 45 lojas no total, sendo que 26 foram autuadas por irregularidades nos preços e nas etiquetas.
Segundo o Procon, além de ter preços em moedas estrangeiras, a Zara Home também foi autuada por exibir produtos sem informações de valor. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Zara Home e aguarda retorno.
Outras 11 lojas foram autuadas por não ter informações de preço. Duas também vão responder por exibir o valor dos produtos em códigos e outra, por exibir os preços “sem ostensividade”.
Já a equipe de fiscalização do Ipem analisou 54.600 produtos de 16 lojas do shopping, sendo que foram encontradas irregularidades em 353 peças. Os problemas vão desde ausência do CNPJ e do país de origem nas etiquetas até falta de informações quanto aos cuidados referentes à limpeza a seco dos produtos.
As empresas autuadas têm 15 dias para apresentar defesa e vão responder a processos administrativos. As multas do Procon podem variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.
Inauguração
O Shopping JK Iguatemi foi inagurado na última sexta-feira (22) após dois meses de disputa na Justiça. Mesmo com o empreendimento pronto e as lojas montadas, o JK não pôde abrir no tempo previsto - em abril - porque foi impedido na Justiça pelo Ministério Público em razão de as obras obrigatórias no entorno do empreendimento não terem sido concluídas. Após negociações, ficou acertado que o complexo deveria fazer obras de ampliação da Marginal Pinheiros para poder realizar a inauguração.
O empreendimento fica na esquina entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Chedid Jafet, no Itaim-Bibi. Também por pedido da Prefeitura, o shopping mudou seu horário de abertura das 10h para as 10h30, de modo a diminuir o impacto no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário