MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de junho de 2012

Primeiro 'aulão' para estudantes do 3º ano será realizado na quarta, na BA


Secretaria de Educação deve realizar 384 'aulões' até o mês de outubro.
Professores mantiveram greve em assembleia realizada nesta terça-feira.

Do G1 BA

O Governo da Bahia divulgou nesta terça-feira (26) que o primeiro ‘aulão’ voltado para os estudantes da rede estadual de ensino será realizado na próxima quarta-feira (27), às 14h, na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. Os 'aulões' estão previstos para as quartas-feiras e sábados na capital e para os sábados no interior. Eles devem ser realizados até o mês de outubro.
Os professores chegam ao 77º dia de greve nesta terça-feira. Uma assembleia foi realizada pela manhã, quando foram definidas novas ações da categoria. "Ainda hoje vamos realizar panfletagem na praça Castro Alves. Outras manifestações estão previstas para o decorrer da semana",  diz Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Professores (APLB).
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, serão realizados 384 ‘aulões’ em 13 bairros de Salvador e 11 municípios baianos. Durante os ‘aulões’ serão abordados 32 temas nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. Os temas das aulas foram escolhidos a partir da avaliação das provas do Enem e vestibulares de anos anteriores.
Ainda segundo a Secretaria, espera-se que cerca de 700 estudantes participem dos 'aulões'. As aulas realizadas na Escola Parque serão filmadas e exibidas pela TVE Bahia e disponibilizadas no Portal da Secretaria de Educação.

Movimento grevista
Os professores pediram reajuste de 22,22%. Eles alegam que o governo fez acordo com a categoria, em novembro do ano passado, que garantia os valores do piso nacional, e depois ignorou o acordo mandando para a Assembleia um projeto de lei com valores menores. No dia 25 de abril, os deputados aprovaram o projeto enviado pelo executivo que garante o piso nacional a mais de cinco mil professores de nível médio.
Proposta negadaA proposta feita pelo governo prevê reajuste salarial entre 22% e 26% por meio de progressão na carreira, através da presença regular em cursos de qualificação promovidos pelo governo. A decisão não inclui aposentados nem licenciados.
"Ela vai atingir 90% a 100% de quem está na ativa. Não estamos falando de provas, nós estamos falando de cursos de qualificação. Ninguém tem que fazer prova, tem que estar presente no curso, se qualificou para poder fazer jus a uma promoção", explica o governador Jaques Wagner.
O sindicato aponta, por outro lado, que a proposta não contempla os professores aposentados, em licença médica e estágio probatório. Afirma ainda que o governo estaria colocando cursos de qualificação no lugar da prova de desempenho, avaliação feita todos os anos, que concede avanços na carreira e aumento de salários a um número limitado de professores.
A categoria insiste na exigência do cumprimento do acordo de novembro de 2011, indicando que o governo se comprometeu a dar a todos os professores reajuste de 22,22%, estabelecido pelo Ministério da Educação como piso nacional do magistério. "Entedemos que não é preciso ter esse caráter [a promoção]. Que pode ser feito de forma automática, sem curso, sem nenhuma restrição", opina Marlene Betros, vice-coordenadora da APLB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário