MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Procissão marca comemorações a São Pedro nesta sexta no Recife


Celebração religiosa se concentra no bairro de Brasília Teimosa.
Procissão segue pelas ruas e depois até o Porto do Recife, de barco.

Do G1 PE

Encerrando os festejos juninos, nesta sexta-feira (29) é comemorado o Dia de São Pedro. No Recife, as comemorações para celebrar o santo, que é o primeiro papa da igreja católica e protetor dos pescadores, acontecem com música, no Sítio da Trindade e no Pátio de São Pedro, e  também com atividades religiosas. Em Brasília Teimosa, na Zona Sul da cidade, haverá a tradicional procissão dedicada ao santo por terra e mar.

Para os devotos de São Pedro, que foi um dos 12 apóstolos de Jesus, esta sexta é dia de agradecer e renovar os pedidos. Na Colônia de Pescadores Z1, em Brasília Teimosa, as comemorações acontecem durante todo o dia. A partir das 8h, haverá uma missa campal, realizada na beira-mar do bairro, próximo à capela de São Pedro.

De acordo com Augusto de Lima, presidente da Colônia de pescadores Z1, o dia é de celebrações, mas também de pedir proteção. “A festa é também para pedir proteção para a gente e o meio ambiente. Os pescadores pedem para que o meio ambiente seja respeitado, principalmente pelos gestores públicos. Se for respeitado, a pesca vai fluir melhor e a população vai ter mais peixe na mesa”, contou.

A partir das 14h, os pescadores e devotos iniciam procissão a pé, saindo da Colônia Z1, pelas ruas do bairro, até a Vila Moacir Gomes. Do local, os fiéis saem com mais de 40 embarcações decoradas. O barco com imagem do santo segue até a divisa entre o Recife e Olinda, passando pelo Porto, de onde as embarcações retornam por volta das 17h. Na volta dos pescadores, a festa de São Pedro continua com música a partir das 18h, com apresentações de quadrilha e shows de coco, forró e xote que seguem até a madrugada.

Missas
Na igreja dedicada ao santo, que fica no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, no Recife, haverá duas missas especiais. As celebrações serão em dois horários: às 10h e às 18h.
Confira, abaixo, a programação musical para o Arraial da Colônia Z1, em Brasilia Teimosa:
Sexta-feira (29)
18h00 - Coco de Mainha
18h30 - Sereias Teimosas
19h00 - Quadrilha Junina Tradição
19h30 - Quadrilha Lumiar
20h00 - Mestre Galo Preto
21h20 - Coco de Imbiriba
22h20 - Nós da Terra
23h20 - Coco dos Pretos
00h20 - Surdo Larvo
01h20 - Xote Brasil
02h20 - Abusados do Forró

Nenhum comentário:

Postar um comentário