MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Produtores utilizam sobras para gerar energia elétrica em Mato Grosso


Alternativas barateiam custos de produção em empresas.
Exemplos garantem competitividade ao setor no estado.

Do G1 MT

 Produtores e empresários mato-grossenses encontraram uma forma para diminuir os custos no final do mês com a energia elétrica. A estratégia consiste em aproveitar o potencial das 'sobras' de produção - ou tudo aquilo que não valor comercial - e empregá-las na eletricidade. A alternativa além de garantir o abastecimento de energia às propriedades e empresas também está ajudando os setores a ganharem competividade. É o que mostra a quarta reportagem da série Ecorede, exibida esta semana no telejornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América.
Em Barra do Bugres, 169 quilômetros de Cuiabá, a indústria sucroalcooleira utiliza o bagaço de cana para abastecer parte da energia consumida no processo de fabricação do etanol. Em frigoríficos, a madeira transforma-se em vapor para as caldeiras. O ar quente ajuda no processo de limpeza.
Em Vera, biodigestores transformam esterco de suíno em biogás. Todo gás produzido e que não é utilizado no sistema para produzir energia volta para a natureza. As tecnologias limpas reduzem a emissão de gases que provocam o efeito estufa. Além do biogás, empresários apostam em sistemas sustentáveis.
Na quinta e útlima reportagem da série Ecorede, nesta sexta-feira, serão abordados os desafios a serem enfrentados na hora de gastar menos energia. O uso correto de equipamentos pode baratear as contas no final do mês, mas para isso também ocorra é necessário deixar de lado os aparelhos considerados vilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário