MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quatro bebês esperam por cirurgia cardíaca na rede pública do DF


Justiça já determinou que GDF providencie os procedimentos cirúrgicos.
Secretaria de Saúde diz estar trabalhando por atendimento a crianças.

Do G1 DF
Quatro bebês internados no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) esperam por vaga no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, com mandado da Justiça, para passar por procedimento cirúrgico de alta complexidade, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Um dos casos é da família de um bebê de 19 dias, com recomendação médica de cirurgia imediata, que já obteve três decisões da Justiça que obrigam o governo a providenciar a operação. A decisão da última terça-feira (3) estabeleceu o pagamento de multa por parte do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, de até R$ 10 mil por dia em caso de desobediência.
A assessoria informou que a secretaria já  está ciente de todas as decisões judiciais e que está trabalhando para garantir o atendimento às crianças.

Uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Instituto de Cardiologia foi liberada na  manhã desta sexta-feira (8), mas a diretoria do HMIB não informou quando o bebê em estado mais grave será transferido. A recuperação de recém-nascidos que passam por cirugias cardíacas dura, em média, 30 dias, segundo a Secretaria de Saúde.
A mãe de uma dos bebês internados no HMIB, Jucilene Ribeiro, acredita que a tendência da criança é piorar até que a cirurgia seja realizada. Laudos médicos pedem a transfererência do recém-nascido o mais rápido possível para o Instituto de Cardiologia pelo risco de morte. Como o paciente apresenta falha na circulação do sangue, o pulmão e o fígado estão prejudicados.
“É uma aflição muito grande, tristeza e um sofrimento a cada dia que passa. Eu sei que a maioria dos bebês lá dentro (internados) é para recuperar, ganhar peso e ir pra casa. O meu, não”, disse Jucilene.
O governo do Distrito Federal tem contrato com o Instituto de Cardiologia, a única unidade que recebe recém-nascidos para fazer cirurgias do coração no DF. No entanto, apenas cinco leitos são reservados para pacientes do Sistema Único de Saúde.
Os médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do hospital têm como rotina fazer exames e triagens para verificar se alguma criança pode ser transferida ou receber alta, o que permite a desocupação do leito para a fila andar.

Outros casos
Na última sexta-feira (1º), uma criança de um mês de idade com má-formação no coração e que sofreu três paradas cardíacas enquanto estava internado no HMIB passou por procedimento cirúrgico no Instituto de Cardiologia. A criança havia esperado pela cirurgia por quatro dias com mandado judicial.

Também na sexta, dois bebês morreram no Hospital Regional de Planaltina após receber medicação no soro e ter parada cardíaca. De acordo com as famílias, os bebês haviam sido diagnosticados com pneumonia.

No domingo (3), um  recém-nascido morreu em Santa Maria à espera de vaga em uma UTI neonatal no hospital público da cidade. Em maio, dois bebês prematuros morreram em um intervalo de menos de dez horas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Os dois aguardavam vaga em leitos na UTI neonatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário