MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de junho de 2012

Quilombolas continuam acampados no Intituto de Terras em São Luís


Manifestantes estão acampados desde ontem na sede do instituto.
Cerca de 150 quilombolas ocupam as dependências do prédio.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Quilombolas ocupam desde ontem a sede do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), em São Luís, em protesto pela regularização da posse das terras e contra a falta de segurança no campo.
Os manifestantes bloquearam a entrada de pessoas ao prédio, o que obrigou os funcionários a encerrar o expediente mais cedo na sede do Iterma. Lá, mais de 150 quilombolas acamparam em várias dependências.
No auditório, os militantes ouviram explicações de representantes do órgão sobre a principal queixa do movimento: a demora na desapropriação de terras que ficam em áreas de quilombo. Os líderes do movimento ameaçam só desocupar o prédio quando todas as outras exigências forem atendidas.
"Só vamos sair quando tivermos coisas concretas, quando o Incra chegar aqui e falar que vão publicar o relatório antropológico do Estado. Do contrário, vamos continuar aqui", avisou o líder, Gil Quilombola.
Segundo o presidente do instituto, os laudos são uma exigência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Iterma não precisa desses relatórios porque o Estado, ou possui as terras, ou arrecada para repassar aos quilombolas.
Outra reivindicação importante dos quilombolas é por mais segurança nos lugares onde vivem. De acordo com a comissão Pastoral da Terra, no ano passado, sete pessoas foram assassinadas por conflitos agrários no Maranhão. Em 2012, até a metade do ano, já são mais sete assassinatos. Isto sem falar nas mais de 110 pessoas que estão ameaçadas de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário