MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Restauração de igreja mais antiga 'em pé' no Brasil está parada no ES


Moradores cobram reforma na Igreja do Rosário, na Prainha.
A igreja foi construída em 1535, em Vila Velha.

Do G1 ES

A igreja mais antigas do Brasil, que continua em pé, está ameaçada. Segundo moradores, a obra de restauração da Igreja do Rosário, na Prainha, Vila Velha, no Espírito Santo, foi iniciada, mas a verba acabou. Os estragos causados pelo passar dos séculos corroem a igreja. Diante dessa situação, a comunidade cobra uma posição das autoridades.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Vila Velha desde o início do ano solicitou ao governo do estado uma parceria para a restauração. Nesta sexta-feira (15), o secretario Antônio Ramos se reuniu com o governo do estado para viabilizar a restauração. Durante o período, o funcionamento da igreja continuará normalmente. A prefeitura divulgará em breve o resultado.
Enquanto aguardam a liberação dos recursos públicos para a restauração, os fiéis continuam cuidando, por conta própria, da igreja. Gente como a dona Elza Merighetti. Há 25 anos, ela ajuda na preparação da missa. Para essa voluntária, a igreja do Rosário é como uma segunda casa.
Dona Elza Merighetti ajuda na preparação da missa há 25 anos. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Dona Elza Merighetti ajuda na preparação da missa há 25 anos. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
“A gente se sente muito triste. São promessas e mais promessas e a gente não vê resultado. Essa é minha segunda casa. A igreja tem muitas rachaduras. Sendo um patrimônio histórico, as autoridades deveriam olhar com mais carinho”, disse dona Elza.
A igreja Nossa Senhora do Rosário está na Prainha, em Vila Velha, há 477 anos. Foi construída em 1535. Segundo estudiosos, até uma obra de arte pode estar escondida por debaixo das paredes.
HistóriaCom base em pesquisas, pode-se afirmar que a igreja é a mais antiga do Brasil, pois a primeira, que foi construída em 1532, por Martim Afonso de Souza, em São Vicente, em São Paulo, foi destruída por uma forte ressaca em 1542 devido à proximidade com o mar. Sua reconstrução só se deu em 1757.
Igreja do Rosário (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Igreja do Rosário (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário