MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reunião discute medidas para conter a violência em Eldorado dos Carajás


Encontro mobiliza entidades, após confronto ocorrido na fazenda Cedro.
Três trabalhadores feridos a bala continuam internados no município.

Do G1 PA

 Uma reunião entre representantes dos órgãos de Segurança Pública do Pará, dirigentes do Incra, MST, Ouvidoria Agrária Nacional e Comissão Pastoral da Terra (CPT) discute, na manhã desta sexta-feira (22), em Marabá, o confronto ocorrido entre trabalhadores rurais sem-terra e seguranças da fazenda Cedro, na divisa entre os municípios de Marabá e Eldorado dos Carajás, que deixou 12 pessoas feridas.
Segundo informação da CPT, a partir de informações do MST, famílias sem-terra foram recebidas a bala por seguranças da fazenda durante um ato público realizado, na manhã de quinta-feira (21) dentro da área da fazenda. A Agropecuária Santa Bárbara, proprietária da fazenda Cedro, reconhece que houve confronto. Porém, segundo a agropecuária, foram os sem-terra que atacaram a propriedade sem que houvesse qualquer tipo de provocação.
Três pessoas, das 12 que deram entrada em hospitais da região, continuam internadas, mas não correm risco de morte. Os feridos, segundo a CPT, estão em observação no hospital de Eldorado dos Carajás. O secretário de Segurança do Pará, Luiz Fernandes, autorizou o envio de reforço policial para a região do conflito. Tropas do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar também estão na área.
O ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, participa da reunião desta sexta-feira, na sede do Incra em Marabá. O encontro, segundo o advogado da CPT, José Batista Afonso, deve esclarecer as circunstâncias da violência ocorrido na fazenda Cedro e as medidas que poderão ser tomadas para garantir a segurança no município. “Vamos ver no que é possível avançar”, disse Batista.
A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar o caso. Trabalhadores e seguranças da fazenda Cedro já prestaram depoimento em Marabá. A Pastoral da Terra disse que está monitorando o inquérito e dando apoio aos trabalhadores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário