MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de junho de 2012

Reunião do Mercosul vai discutir medidas sobre Paraguai, diz Patriota


Impeachment de Lugo foi retrocesso, disse chanceler brasileiro.
Ele afirmou que o Brasil deve seguir a posição sul-americana no caso.

Tássia Thum Do G1, no Rio

O ministro brasileiro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse neste sábado (23) que os países do Mercosul devem estudar possíveis medidas em relação ao novo governo do Paraguai na reunião do bloco marcada para Mendoza, na Argentina, na próxima sexta-feira (29).
Patriota falou sobre as possíveis sanções que poderiam ser aplicadas contra o Paraguai após o impeachment do presidente Fernando Lugo, ocorrido na véspera.
Lugo foi afastado em um processo político rápido e substituído pelo vice, Federico Franco, que assumiu logo em seguida. Lugo, sob protesto, disse que iria obedecer ao veredicto, que considerou um "golpe à democracia".
Segundo o chanceler brasileiro, o impeachment foi um retrocesso, e o presidente Lugo não teve direito de defesa e que não foi seguido o devido processo.
Unasul
Patriota afirmou que o Brasil não tem uma posição individual no caso, e vai seguir a posição da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).
Questionado sobre possível sanções, Patriota disse que a hipótese não está excluida.
“Existem inúmeras formas de se manifestar, desde o não-convite às autoridades que tomaram poder no Paraguai para participar das cúpulas, até o esfriamento dos contatos em diferentes níveis, mas eu não queria antecipar antes de haver uma coordenação mais estreita da Unasul sobre isso”, disse Patriota em entrevista à TV Globo e ao G1 no Rio.
Em reunião em Assunção com Frederico Franco, antes da votação do impeachment, da qual Patriota participou, os chanceleres membros da Unasul afirmaram que "a plena vigência da democracia é essencial para os processos de integração da América do Sul".
O chanceler brasileiro afirmou também que o governo brasileiro reconhece Estados, não governos, e que a Embaixada brasileira no Paraguai vai continuar funcionando normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário