MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de junho de 2012

São João de Campina Grande é aberto e começa a maratona do forró


Flávio José foi a principal atração, e colocou os forrozeiros pra dançar.
Serão mais de 500 apresentações e mil horas de forró.

Rafael Melo Do G1 PB
 (Foto: Rafael Melo/G1) O cantor Flávio José comandou o arrasta-pé na abertura do São João (Foto: Rafael Melo/G1)
Os forrozeiros de plantão já não aguentavam mais esperar, até que na noite da sexta-feira (01) começou definitivamente a festa de São João de Campina Grande. O silêncio de quase um ano no Parque do Povo foi rompido pelo som do trio Os Três do Nordeste, que deram a batida inicial para os 31 dias e mais de mil horas simultâneas de forró.
Depois do trio, o espetáculo A festa do cangaço prendeu a atenção do público com apresentações de grupos folclóricos de dança. Jairo Madruga, que há 28 anos participa dos festejos campinenses, foi o responsável este ano por cantar a música que anunciava a chegada dos fogos e a abertura oficial do São João 2012. A tradicional queima de fogos de artifício aconteceu à meia-noite e o show pirotécnico durou quinze minutos, encantando os visitantes.
 (Foto: Rafael Melo/G1)Fogos de artifício encantou a multidão durante quinze minutos (Foto: Rafael Melo/G1)
“É deslumbrante! O céu abrilhantado completa a festa que o povo faz no chão”, resumiu o escritor Iphonax Vila Nova. Na véspera de São João e no encerramento mais toneladas de fogos serão queimadas. Depois dos fogos, o compositor e cantor Flávio José subiu ao palco e fez uma multidão dançar bem agarradinho. Capilé encerrou a primeira noite da maratona tocando para os festeiros.
No palco principal, a festa começou às 21h. São dois palcos montados, onde os artistas se revesam para a música não acabar e nenhum forrozeiro ficar parado. Nas três ilhas de forró e na Pirâmide Jackson do Pandeiro, os trios arrancaram os primeiros passos de dança a partir das 20h, e esse é o horário de início para todos os outros dias.
 (Foto: Rafael Melo/G1) Seu José Felipe não perde o pique do forró
(Foto: Rafael Melo/G1)
Seu José Felipe da Silva tem 61 anos e disse que adora as ilhas de forró. “Eu venho todo ano e no ano passado vim durante três semanas direto sem faltar nenhum dia. Dançar forró é bom demais e para isso eu não vou perder o pique nunca. Eu amo isso daqui”, confessou o aposentado. Já a nutricionista Taciana Nóbrega, que mora em São Paulo, esteve pela primeira vez no São João de Campina e não ficou menos maravilhada do que as pessoas que já conhecem a festa. “É impressionante. São várias gerações juntas, festa descontraída, leve, convidativa”, disse.
Além dos shows, quem visita o parque do povo encontra artesanato, comidas típicas, apresentações de quadrilhas, grupos folclóricos, recanto dos santos juninos, cordel, casamento coletivo, círio de São João, viagem em trem com trios de forró pé-de-serra, cantoria de viola, entre outras atrações. Há também uma cidade cenográfica com réplicas de lugares que retratam a história de Campina Grande. Um dos pontos que chamam a atenção dos turistas é a fogueira gigante de 18 metros de altura.
O empresário Epitácio Dantas mora em João Pessoa, mas todos os anos está no parque do povo e o motivo ele diz que é a culinária. “Se o ano terminar sem que eu tenha vindo a Campina passear e saborear um mugunzá, um milho verde, um bode com cuscuz, o ano pra mim não foi bom”, garantiu. A culinária é realmente um ponto alto da festa na cidade. Muitos dos grandes restaurantes mantêm uma filial no parque do povo e com a mesma estrutura da sede do estabelecimento.
 (Foto: Rafael Melo/G1) Estudante vem dos Estados Unidos para curtir a
festa desde a abertura(Foto: Rafael Melo/G1)
Porém, a maior procura dos turistas é por conta mesmo do forró. São 150 trios ao todo durante os 30 dias da festa. O estudante James Araújo é campinense, mas mora nos Estados Unidos e, mesmo assim, faz questão de estar todo ano aqui, desde a abertura para não perder nenhum detalhe da festa. “Tenho que voltar sempre para não esquecer de como é que se dança forró”, disse.
Homenageado
A edição deste ano reverencia Luiz Gonzaga, o rei do baião, que se estivesse vivo completaria 100 anos em 2012. Uma casa cinematográfica, denominada Casa de de Gonzaga, foi construída e é uma réplica da residência em que ele morou na cidade de Exu, Pernambuco. O local é uma espécie de museu com algumas obras do artista expostas. Flávio José iniciou seu show cantando sucessos de Gonzaga.
Estrutura
A festa é realizada em um espaço de 42,5 mil m². Além dos palco duplo principal, das ilhas e da pirâmide, existem 98 quiosques, 80 camarotes e 150 barracas. O São João também acontece nos distritos de São José da Mata e Galante. A prefeitura da cidade estima que cem mil pessoas estiveram no parque do povo no dia da abertura e acredita que no fim 2 milhões de visitantes terão passado pelo local. A festa começou nesta sexta e vai até o dia 1 de julho.
Entre as atrações que ainda se apresentarão no palco principal do quartel general do forró, como passou a ser chamado o parque do povo, estão Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Amazan, Santanna, Zé Ramalho e Garota Safada, entre outros.
 (Foto: Rafael Melo/G1) Multidão tomou conta do Parque do Povo para dar início as mais de mil horas de forró (Foto: Rafael Melo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário