MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

São João de Caruaru, PE, emociona público com programação religiosa


Milhares de fiéis celebraram o Dia de Corpus Christi na cidade.
Procissão, atrações musicais e o tradicional tapete fizeram parte do evento.

Thomás Alves Da TV Asa Branca
Na grade, o público assistia com emoção aos shows da noite religiosa, durante o São João de Caruaru (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)Público lotou pátio de eventos
(Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)
Milhares de fiéis lotaram, até a madrugada desta sexta-feira (8), o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para celebrar o Dia de Corpus Christi. Os eventos e shows religiosos fazem parte da programação do São João da cidade, que abre espaço para o público cristão. A programação incluiu a confecção do tradicional tapete feito de serra – colocado no pátio, e contou com procissão, celebração no palco principal, além de três atrações musicais.
Em clima de adoração, os católicos entoaram cânticos e também dançaram com alegria o forró cristão. Essa foi a proposta da grade de programação reservada para a noite da quinta-feira (7), no São João de Caruaru. “Já toquei em muitos lugares e não conheço nenhum que reserve espaço para programação cristã durante a festa junina”, comentou a vocalista do grupo Comunidade Restauração, Albanita Neves, que foi a primeira atração a subir no palco.
  •  
Os tapetes foram confeccionadas em Caruaru durante toda esta última quinta-feira (7) (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)Tapetes foram confeccionados durante toda a
quinta (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)
No pátio de eventos, o público se deparou com o tapete de 300 metros, feito de serra. A confecção é uma tradição cristã para o dia que celebra o corpo de Cristo. A obra começava na entrada do local e guiava o público até o início do palco. A pequena Maria Alice, de 6 anos, gostou e tirou fotos do tapete que desenhava um símbolo de um peixe. “É diferente. Se eu pudesse levar para casa eu colocaria na cozinha. Na cozinha está bom, mãe?”, perguntou à mãe, Maria Aparecida.
A segunda atração do palco principal foi o cantor caruaruense Neto Monteiro. O jovem de 21 anos também animou os fiéis com a energia do seu pop rock cristão. O repertório contou com canções do seu primeiro disco “Amor Exagerado”, que será lançado em setembro, além de versões conhecidas do forró clássico. Para ele, a grade religiosa durante o São João tem um diferencial muito importante. “O São João de Caruaru é o tipo de evento que todas as tribos podem curtir. Essa quinta foi um dia em que os religiosos puderam se sentir mais à vontade durante o período junino. Aqueles que não gostam dos dias de festas tradicionais têm uma oportunidade de ir ao pátio. Além disso, é ótimo para divulgar o trabalho das bandas cristãs”, disse.
O santíssimo sacramento foi colocado em um altar, no palco (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)Santíssimo sacramento foi colocado em um altar,
no palco (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)
Na metade do show do cantor, a procissão, com a imagem do santíssimo sacramento, adentrou no pátio e foi guiada pelo tapete gigante até o palco. Vestidos com túnica branca, fiéis da diocese formaram uma fila ao longo da obra e abriram caminho para o bispo Dom Bernardino Marchió, que trazia a imagem sagrada. O grupo subiu no palco, onde foi montado um altar. Para os cristãos, esse foi o momento mais marcante. “Eu sinto a presença de Jesus. Só isso. Não sei te explicar”, disse Fátima Pereira.
O bispo de Caruaru disse que a celebração visava muito o público jovem. “Nós vamos ter aqui no Brasil a Jornada Mundial da Juventude. Um dos motivos de alertar o público jovem é para que ele participe ativamente desse evento. Mas, no geral, nossa diocese sempre visou com carinho o jovem. É um público que sempre se renova e que muda seus conceitos. A igreja tem a obrigação de entendê-los e mudar com eles também. Sem a juventude, a igreja não tem futuro”, frisou Dom Bernardino.
A última atração da noite religiosa foi a cantora Suely Façanha. Ela é consagrada da comunidade católica Shalom e há 16 anos desenvolve ministério na evangelização através da música. “Somos da Comunidade Cristã Lumen. Nossa sede fica no Recife, mas também desenvolvemos ações em Caruaru. Para nós, é importante essa união, pois é disso que o mundo precisa. Nós aproveitamos esse momento de adoração para renovar nosso amor”, finalizou o jovem Ítalo Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário