MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Sítio em plena cidade recria São João com ares rurais na Paraíba


Sítio Mariana fica no bairro do Catolé em Campina Grande.
Área tem diversas árvores frutíferas e até um casa de taipa.

Inaê Teles Do G1 PB

Muito forró e comidas típicas no sítio Mariana (Foto: Inaê Teles/G1)Muito forró e comidas típicas no sítio Mariana
(Foto: Inaê Teles/G1)
Maria das Neves Cunha nunca morou em um sítio, mas sempre teve vontade de viver em um. E por isso ela resolveu construir seu próprio sítio bem ao lado de sua casa, no bairro do Catolé, bem na área urbana de Campina Grande. O local é, na verdade, a réplica de um sítio rural tradicional com casa de taipa e diversas árvores frutíferas. E nesta véspera de São João, 23 de junho, a família se reúne com amigos e comemora os festejos juninos com muita comida típica e forró pé de serra.
Apesar do sítio Mariana ter apenas quatro anos, a festa junina tradicional já acontece há nove anos na casa da família. “A festa acontecia no terraço de casa”, disse Maria das Neves. Segundo a anfitriã, quando as pessoas se deparam com um sítio nesse estilo por aqui, ficam impressionadas. “As pessoas não acreditam. Elas ficam encantadas e eu fico orgulhosa”, disse.
Sítio em plena cidade recria São João com ares rurais (Foto: Inaê Teles/G1)Sítio em plena cidade recria São João com ares rurais (Foto: Inaê Teles/G1)
Essa impressão foi a que os convidados Petrucci Marques e Laís Palmeira tiveram quando viram pela primeira vez o sítio Mariana. “É mesmo algo novo e foi mais do que a gente imaginava”, afirmou Petrucci. Já Laís disse que ficou “surpresa por saber que ficava em um bairro onde não se vêem sítios”.
Mariana, o nome escolhido para o sítio, é uma homenagem à primeira neta do casal Maria das Neves e João Mendes. Mariana Cunha Mendes tem 9 anos de idade e se diverte bastante no espaço que leva seu nome. “Gosto muito de brincar aqui de floresta. Eu acho muito bom”, disse a garota que já pediu para avó ampliar o sítio.
Lais e Petrucci se encantaram com o São João no sítio (Foto: Inaê Teles/G1)Lais e Petrucci se encantaram com o São João no
sítio (Foto: Inaê Teles/G1)
Os outros três netos de Maria das Neves têm ciúmes da escolha do nome para o sítio e pedem para que ela também coloque o nome deles no espaço. Ela explicou que após ter tido cinco filhos e três netos, era mais que merecido dar o nome da primeira neta ao seu espaço predileto.
Quando passa o período junino o casal aproveita para desfrutar momentos de tranquilidade no local. “Quando acordo, ouço os passarinhos cantando”, disse João que também aproveita para andar pelo sítio e ver se já tem graviola, sua fruta predileta, madura para tirar da árvore. João acredita que a paixão da esposa por sítios é influência da avó. “Ela cresceu vendo o forró que a avó dela tinha”, explicou.
Hermano Cunha, o filho caçula do casal, disse que o espaço também é usado para outras datas comemorativas, como aniversários. “Tudo acontece aqui no sítio. É uma maravilha”, explicou. Mais a festa principal do sítio Mariana é o São João e a família se orgulha de poder comemorar os festejos com amigos. “Prefiro ficar aqui. Pode ter a maior atração no Parque do Povo que eu não vou para lá. Aqui no sítio a festa é familiar e no Parque do Povo a festa é mais para turista”, explicou.
O chamego de Mariana, a neta, com a avó (Foto: Inaê Teles/G1)O chamego de Mariana, a neta, com a avó
(Foto: Inaê Teles/G1)
Com os filhos já crescidos, João pensa em vender a casa, que para ele é muito espaçosa, e se mudar para um apartamento, mas ao mesmo tempo não quer se desfazer do sítio. Ele disse que tem duas opções. Vender a casar, mas ficar com o sítio e se comprometer em visitar com frequência o local, ou ampliar a área do sítio e diminuir a da casa. Se o impasse acabar indo para uma votação já tem garantido o voto da menina Mariana. “Quero que minha avó aumente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário