MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de junho de 2012

Trabalho em equipe muda a vida de famílias de Ichu, sertão da Bahia


Cooperativa processa as frutas e transforma em polpa, bolo e biscoito.
Produtos são vendidos para a merenda das escolas da região.

Do Globo Rural

Uma das unidades da Cooperágil fica na comunidade de Barra, zona rural de Ichu, sertão da Bahia. As agricultoras decidiram investir na produção de polpas de frutas há pouco mais de um ano e com a consultoria técnica do Movimento de Organização Comunitária e o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o grupo conseguiu montar uma despolpadeira, onde trabalham 17 mulheres da comunidade. Esta foi a salvação para muitas famílias que vinham sofrendo com a estiagem prolongada.
Apesar da seca, a unidade se mantém em funcionamento graças às frutas nativas da região, como o cajá, o umbú e o tamarindo.
Um grupo fica responsável pela catação no pomar dos moradores da comunidade. Com os baldes cheios, elas retornam para a unidade, onde os frutos são lavados, cozidos, espremidos e transformados em polpas.
Esta é apenas uma parte do projeto. Na comunidade de Nova Esperança, outro grupo da mesma cooperativa toca outro tipo de produção: a de bolos e sequilhos. Outras 15 mulheres colocam a mão na massa todos os dias, produzindo mais de 100 quilos de produtos por semana, renda certa para quem até bem pouco tempo não tinha muito com o que viver.
Tanto as polpas de frutas, como os bolos e sequilhos são adquiridos pelo Pnae, Programa Nacional de Alimentação Escolar, para reforçar a merenda das crianças da região de Ichu.
O programa do governo tem garantido regularidade, volume de compras e também um bom preço, segundo as agricultoras. Pelo quilo de polpa, elas recebem cerca de R$ 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário