MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Universitários têm aula diferente em aterro sanitário de Cuiabá


Acadêmicos de direito aprenderam um pouco sobre legislação ambiental.
Agora, deverão ficar atentos às mudanças nas leis.

Do G1 MT

 Acadêmicos do curso de direito de uma faculdade de Cuiabá tiveram uma aula no aterro sanitário do município sobre legislação ambiental neste sábado (2). Além de conhecer o local, os 80 universitários que visitaram o aterro deverão ficar atentos às mudanças na legislação, como, por exemplo, em relação aos planos para a gestão dos resíduos sólidos que cada município terá de implantar até 2014.
Legalmente, as responsabilidades deverão ser cobradas de todos. "Esses alunos, como proprietários e consumidores, têm responsabilidade, porque a responsabilidade vai desde o consumidor até o fabricante e o poder público, cada qual com uma das funções", avaliou Marli Sette, especialista em direito ambiental.
Para o estudante Daniel Fernandes, esse é o momento de massificar a consciência ambiental. "Ao entender como funciona o processo final, as pessoas passarão a ser mais responsáveis na produção e no consumo. Isso é extremamente importante.
O lixo doméstico é um desafio para o poder público e para a sociedade. Na capital, os resíduos sólidos se acumulam e formam montanhas. O aterro sanitário recebe cerca de 600 toneladas de lixo por dia e está com a capacidade esgotada. A previsão é que a área esteja desativada em breve, como explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Andelson Gil do Amaral.
"Já existe uma área que parece ser tecnicamente compatível. Agora, só é preciso saber a metodologia a ser usada para o tratamento do lixo em Cuiabá futuramente", afirmou o secretário. Do lixo produzido diariamente, cerca de 100 toneladas passam por processos de reciclagem. O restante vai direto para o aterro.
O material plástico separado por funcionários de uma cooperativa de reciclagem é transformado em mangueiras, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário