MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de julho de 2012

ABSURDO! COM A PALAVRA O IBAMA

55 toneladas de lixo são retiradas de igarapés de Manaus todos os dias

Até carcaça de veículo é encontrada durante dragagem de igarapé.
Semulsp diz que vítimas da cheia também são responsáveis pelo lixo.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM

Imagens de igarapés poluídos impressiona. Grande quantidade de lixo é preocupante (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Imagens de igarapés poluídos impressiona. Grande quantidade de lixo preocupa (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Quase dois meses após o início da campanha SOS Enchente, em Manaus, o volume de lixo retirado dos igarapés continua exorbitante. Diariamente, 55 toneladas de lixo doméstico são removidas dos principais igarapés da capital. Para o titular da Secretaria de Limpeza Pública de Manaus (Semulsp), Túlio Knipoff, a população que tem sido vítima das enchentes, e que tem recebido apoio do poder público, por estarem em situação de risco social, persiste em jogar lixo nos igarapés.
"Eu tenho certeza disso, o que nos deixa indignado. A quantidade de lixo nos igarapés não tem diminuído. Isso mostra que muitas famílias continuam fazendos dos igarapés de Manaus as suas lixeiras particulares", afirmou.
Durante o SOS Enchente, que começou no dia 8 de maio, a Prefeitura retirou 3,4 mil toneladas de lixo dos igarapés. Os igarapés do Mindu e do Quarenta têm sido os mais castigados pela poluição.
Cerca de 55 toneladas de lixo são retiradas de igarapés todos os dias (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Cerca de 55 toneladas de lixo são retiradas de igarapés todos os dias (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Carcaça de Kombi
Garrafas pet, produtos de limpeza e outras embalagens recicláveis têm sido os objetos mais encontrados pelos garis, durante as operações de limpeza.
No entanto, a retirada de uma carcaça de um veículo modelo Kombi de dentro do Igarapé do São Jorge foi o que mais chamou a atenção das autoridades. A estrutura foi encontrada durante a dragagem do leito, após a balsa encalhar no objeto. Foi necessário o uso de escavadeira hidráulica para removê-lo do fundo do igarapé.
"Quem jogou essa Kombi no igarapé, além de ser um crimoso, mal sabia que podia receber até R$ 400 pela venda do ferro", disse o secretário.
Segundo Túlio, a Prefeitura trabalha com 200 garis na limpeza dos igarapés, além de quatro balsas com escavadeiras e 20 lanchas. O reforço vai permanecer até o nível do Rio Negro ficar abaixo da cota de emergência, que é 29 metros.
"É preciso haver um choque de consciência. A poluição dos igarapés é um problema de toda a sociedade. Não adianta haver punições severas. Se não houver conscienctização, os igarapés continuarão sendo poluídos", alertou.
Em média, 200 garis trabalham diariamente retirando toneladas de lixo dos igarapés de Manaus (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Em média, 200 garis trabalham diariamente retirando toneladas de lixo dos igarapés de Manaus (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário