MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Agricultores do PR enfrentam problemas com as lavouras de trigo


Produção do estado deve ser uma das menores dos últimos anos.
Expectativa é colher 10% menos do que foi colhido o ano passado.

Do Globo Rural

José Antônio Trevizan, de Rolândia, norte do Paraná, já chegou a plantar 600 hectares de trigo, mas este número vem diminuindo nos últimos anos. O desânimo não é apenas pelo baixo preço do cereal no mercado. Por causa do excesso de chuva, a lavoura ficou foi atacada por um fungo chamado bruzoni, que reduz a produtividade. O prejuízo chega R$ 60 mil.
Em 2009, o Paraná produziu três milhões de toneladas de trigo, volume que colocou o estado como maior produtor do país, mas a realidade tem mudado com o passar dos anos.
A expectativa para este ano é colher dois milhões de toneladas de trigo, número 10% menor do que foi colhido o ano passado. A área cultivada também diminuiu, na última safra registrou mais de um milhão de hectares, para esta, a estimativa é de pouco mais de R$ 750 mil.
O trigo tem perdido espaço para o milho. O produtor Valentin Rosolen chegou a plantar 500 hectares de trigo, mas já reduziu a lavoura pela metade. O milho safrinha foi ganhando espaço e em quatro anos se tornou a cultura principal da propriedade. “Devido ao custo do trigo, enquanto mantiver essa política, fica difícil. O preço do trigo e a mão de obra complicam, então o risco é muito mais alto", conta.
De acordo com o agrônomo Irineu Baptista falta incentivo do governo para manter as culturas de trigo no estado. “Antecipar o pacote de trigo é muito importante. Muitas vezes, as decisões saem um pouquinho tarde. Outra questão é o seguro de renda, que é um seguro que propiciaria ao produtor, investir em uma cultura e ter uma condição mínima, caso não ocorra uma renda estável. Isso provavelmente resolveria grande parte dos problemas”, explica.
O Paraná é o segundo maior produtor de trigo do país, só perde para o Rio Grande do Sul. Pelo último levantamento da CONAB, a safra deste ano deve chegar a cinco milhões de toneladas, 13% menos que o colhido em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário