MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Agricultores planejam apostar na soja na safra de verão no Paraná


Produtores pretendem substituir o milho, que está no campo, pela soja.
Decisão foi motivada pela diferença de preços no mercado.

Do Globo Rural

Os agricultores do Paraná, que ainda não terminaram de colher o milho safrinha, estão refazendo os planos para o cultivo da próxima safra de verão.
Depois de uma colheita de soja prejudicada pela seca, o agricultor Roberto Scholz, que ainda tem milho no campo, quer recuperar o atraso com uma safra cheia e lucrativa. Sempre foi um costume do agricultor na safra de verão destinar 30% da área para o milho, mas este ano toda a propriedade será coberta com soja. Ele tomou a decisão depois de fazer uma conta simples.
Como a decisão veio depois de comprar os insumos para o milho, ele chegou a trocar as sementes na cooperativa. “A soja está se mostrando com um preço muito bom. A diferença de preços entre o milho e a soja está muito grande”, calcula Scholz.
O agrônomo Lucas Sperandino considera perigoso trocar o milho pela soja. O agricultor não pode se esquecer da rotação de cultura. “A rotação de cultura é importante em vários aspectos, principalmente pelas questões física, química e biológica do solo”, diz.
O agrônomo considera, inclusive, que é pouco limitar a rotação a milho no inverno e soja no verão. No sistema, deveriam entrar também outras plantações como trigo, aveia e pastagens. Roberto Scholz concorda com o agrônomo, mas diz que vai deixar a rotação de culturas para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário