MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de julho de 2012

Agroturismo transforma a vida de famílias em Venda Nova, ES


Modalidade é fonte de renda de muitas famílias na região Sudoeste Serrana.
Jeito artesanal se tornoa diferencial para criar pratos e bebidas.

Valdinei Guimarães Do G1 ES

O agroturismo, modalidade que combina turismo e agricultura, é a fonte de renda de muitas famílias na região Sudoeste Serrana do Espírito Santo. Em Venda Nova do Imigrante, município onde nasceu essa atividade, as famílias produtoras têm histórias de trabalho e dificuldades para chegar à valorização que têm hoje.
Neste tipo de turismo, surgido em 1987, os produtores buscam explorar a cultura e os sabores da roça para atrair visitantes. Na hora de vender, o turista leva para casa o produto e as histórias de quem vive no campo. O jeito artesanal aprendido de geração em geração se tornou o diferencial para criar pratos, artesanatos e bebidas que chamam a atenção pelas características peculiares.
Queijos da família Busato são feitos por encomenda. (Foto: Valdinei Guimarães/G1 ES)Queijos da família Busato são feitos por encomenda. (Foto: Valdinei Guimarães/G1 ES)
Reginaldo Caliman, 57 anos, administra com os irmãos um restaurante que só serve comida feita do jeito da roça. "Nós trabalhávamos com pratos a base de peixe, mas um turista nos disse que queria consumir alimentos da região, que tivessem ingredientes e preparo que ele não encontraria em outros lugares", conta Caliman. A partir daí, o negócio da família ganhou outro rumo.
Com a adoção de cardápio típico, o restaurante virou atração gastronômica do agroturismo. A família, que antes trabalhava com horticultura, hoje só planta o que precisa para usar no restaurante. "Com o plantio de hortaliças, nossa renda dependia da oferta e procura do mercado. Com o agroturismo, temos renda fixa. Não há baixa temporada", conta ele.
A história da família de Reginaldo Caliman não é muito diferente da que conta Carmem Busato, 44 anos. Ela é proprietária de um sítio que fabrica laticínios e produtos artesanais. A fazenda da família é muito procurada por turistas e o faturamento é garantido. Situação bem diferente da época em que trabalhavam com a cafeicultura. "Só tínhamos renda uma vez por ano, com a venda do café", conta Carmem, que voltou a morar na roça por causa do agroturismo. "Eu tinha ido morar na cidade para me tornar costureira, mas voltei porque o agroturismo trouxe oportunidades", explica ela.
Hoje, as famílias envolvidas com o agroturismo estão organizadas e unidas. Montaram uma associação que conta com mais de 50 famílias. Bernadete Lorenção, uma das dirigentes da entidade, resume o processo de amadurecimento da atividade. "Hoje, morar na roça é sinônimo de qualidade de vida", conta ela. Para Bernadete, o trabalhou não acabou. "A caminhada está só começando. Ainda temos muitas coisas para explorar", afirma.
Modo caseiro de fazer os produtos é destaque para os turistas. (Foto: Valdinei Guimarães/G1 ES)Modo caseiro de fazer os produtos é destaque para os turistas. (Foto: Valdinei Guimarães/G1 ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário