MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Argentina libera entrada da carne suína brasileira


Governo argentino deve liberar cota similar ao volume exportado em 2011.
No ano passado, país comprou 8,1% da carne suína exportada pelo Brasil.

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (3) que a Argentina liberou a entrada da carne suína brasileira naquele país. O produto do Brasil enfrenta dificuldades para entrar no país vizinho desde o início do ano, quando a Argentina suspendeu as licenças automáticas de importação e aumentou a burocracia.
Segundo o ministério, o governo argentino se comprometeu a liberar a entrada, durante o segundo semestre deste ano, de um volume similar ao que o Brasil exportou no mesmo período de 2011, que corresponde a 27 mil toneladas de carne suína in natura, industrializada e miudezas.
“Chegamos a bom termo. Temos novamente o comércio com a Argentina restabelecido”, disse o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, segundo nota divulgada pelo ministério.
Em março, os dois países chegaram a fechar um acordo, que permitiria a entrada de 3 mil toneladas por mês de carne suína brasileira na Argentina. Não foram divulgados detalhes, no entanto, nem informado em que data o acordo passaria a valer.
No ano passado, o mercado argentino respondeu por 8,1% do volume das exportações brasileiras de carne suína, ficando em quarto lugar no ranking de países, superado por Hong Kong (25,2%), Rússia (24,5%) e Ucrânia (12,0%). O volume médio mensal exportado para o mercado argentino ao longo do ano passado foi de 3.464 toneladas, com faturamento médio de US$ 10,7 milhões. No total, as exportações para Argentina no ano passado atingiram em volume 41.578 toneladas (aumento de 18,2%) e em valor US$ 129 milhões (mais 28%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário