MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aumento de casos de gripe A no RS faz população reforçar prevenção


Escolas antecipam férias, e álcool em gel já falta em algumas farmácias.
Em Porto Alegre, empresa de ônibus faz campanha entre os passageiros.

Do G1 RS

O avanço do vírus H1N1 preocupa os gaúchos. Até a segunda-feira (10), 23 mortes por gripe A haviam sido confirmadas no estado pela Secretaria da Saúde (SES). Por isso, em muitas cidades a população está reforçando cuidados básicos de prevenção, conforme mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).
Em Porto Alegre, o álcool em gel sumiu das prateleiras de muitas farmácias. O produto faz parte do kit que os alunos de uma escola de Santo Ângelo , na Região Noroeste, trazem de casa. Cada um tem uma garrafa de água, porque os bebedouros estão interditados. Eles também carregam papel toalha e sabonete líquido. “É pra não pegar a gripe H1N1”, justifica a estudante Milena Cargnelutti, de 9 anos.
Nesta terça-feira (10), a Secretaria Estadual da Educação emitiu nota informando que não vai antecipar as férias de inverno na rede estadual em função da gripe A. Algumas escolas da capital, porém, liberaram os alunos nesta semana, já que as férias começam na próxima segunda (16). A presença só é obrigatória em dia de prova. “É uma semana que a gente reduziu realmente as nossas as atividades. Com isso, a gente reduz também a possibilidade do vírus circular e das pessoas se contaminarem”, explica o diretor administrativo Milton Fattore.
Medidas de prevenção também são adotadas em ônibus da capital. A companhia Carris, além de vacinar todos os funcionários, revisou os equipamentos de ar condicionado dos coletivos e fixou cartazes nos veículos, com orientações para que os passageiros mantenham as janelas e alçapões abertos. O objetivo de manter o ambiente ventilado.
Segundo os médicos, todas essas medidas são simples e eficazes no combate ao avanço da gripe A, e podem ser mantidas o ano inteiro. “Muitas vezes, deixamos de aplicá-las e quando surge um quadro de virose como essa, devemos retomar esse tipo de ideia”, afirma o pneumologista Leandro Tritscher.
Para evitar a circulação do vírus H1N1 em países vizinhos, motoristas que fazem transporte de cargas no Mercosul começaram a ser vacinados nesta terça em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Ao todo, 5 mil doses vão ser distribuídas em cidades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário