MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Avanço do amarelão provoca perdas em pomares de laranja do Paraná


Em 74 dos 150 municípios foi encontrada a doença nas árvores.
Amarelão também é problema para os produtores de laranja de SP e MG.

Do Globo Rural
O avanço do amarelão, chamado de greening em inglês, preocupa os produtores de laranja do noroeste do Paraná. A doença é de difícil controle e os pés contaminados precisam ser erradicados.
As folhas amareladas são sinal da doença. O greening é causado por uma bactéria transmitida pelo psilídeo, um inseto minúsculo que está presente em quase todo país. No Paraná, o avanço da doença provocou um alerta entre os produtores. Em 74 dos 150 municípios com lavouras de laranja foram encontrados greening nas árvores.
O agrônomo Marco Valério Ribeiro explica que a contaminação da planta provoca diminuição tanto da produção como da qualidade da laranja. “Todo fruto fica prejudicado. A laranja vai perder tamanho e acidez. O galho contaminado não consegue se formar”.
Uma árvore doente pode destruir todo o pomar. O corte do pé de laranja infectado é a única solução para o problema. Em uma das propriedades do estado, 600 plantas foram derrubadas. Mesmo assim, ainda há focos da doença.
A cada três meses o produtor deve fazer inspeção, procurando sinais da doença em todos os pés de laranja, e entregar duas vezes por ano um relatório a Secretária Estadual de Agricultura.
Há três anos, o agricultor Elson Nogara percebeu que havia no pomar de laranjas que havia algumas plantas com folhas amareladas. O produtor tem 34 mil pés de laranjas cultivados em 92 hectares da propriedade que fica em Paranavaí. Desde que percebeu o problema nas plantas, ele contratou uma equipe treinada para identificar os pés de laranja doentes. Setenta árvores foram derrubadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário