MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Aviões serão usados no plantio de 10 milhões de mudas de araucária no RS


Projeto-piloto será executado no Norte do estado, na segunda-feira (9).
Ação foi idealizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Do G1 RS

O projeto-piloto que pretende fazer nascer 10 milhões de mudas de araucária em até três anos no Rio Grande do Sul será executado na segunda-feira (9), em Campinas do Sul, no Norte do estado. A idealização é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), vai utilizar aviões na técnica de cultivo.
De acordo com o diretor do Defap, Roberto Ferron, o pinheiro brasileiro (Araucária angustifólia) está ameaçado de extinção e a técnica manual de plantio requer mais trabalho. Por isso, a decisão foi pela que imita as gralhas, usando aviões, apelidada de Programa de Educação Ambiental Floresta Gralha Azul. Já a ação é chamada de "chuva de pinhões".
Para o plantio, o avião levantará voo em pista localizada em uma propriedade no sentido de Ronda Alta a Campinas do Sul, e vai semear duas ilhas. Uma delas tem 10 hectares e a outra 30 hectares, conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Os locais pertencem à Usina Hidrelétrica Passo Fundo. A área total de ilhas é de 470 hectares, e capacidade de produção do horto florestal é de 200 mil mudas/ano. Só em 2011, foram plantadas nas 71 ilhas da usina 53.622 mudas.
Deverão ser semeados 40 kg de sementes tratadas por hectare, totalizando 1,6 mil kg. A ação
corresponde ao lançamento no solo de em torno de 5,5 mil sementes de pinhões por hectare, totalizando 220 mil pinhões. "Se 10% vingarem, será o mesmo que plantarmos 500 mudas por hectare, mas a expectativa é que vinguem em torno de 20% das sementes, ou seja, mil mudas por hectare", ressalta Roberto Ferron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário