MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

BADERNA NO SUL DA BAHIA COM AVAL DO GOVERNO

Quadrilha de “índios” leva terror a agricultores
idosos do Sul da Bahia, que se tornaram alvos preferenciais dos marginais. A região está vivendo novamente uma onda de invasões de propriedades por parte de supostos índios “Tupinambá” de Olivença. Desta vez os alvos são idosos, fáceis de atacar e ser mantidos refém.
      O bando de supostos índios sempre chega fortemente armado, saqueando tudo que encontra pela frente. Na região de Ilhéus mais de 12 propriedades foram invadidas e saqueadas por um grupo armado e violento nas últimas semanas. idosos
      Juvêncio, de 77 anos, nunca imaginou que, neste estágio da vida, sua propriedade de apenas 33 hectares fosse invadida por “índios” violentos, que roubaram todo o cacau, a produção agrícola e pertences pessoais.
      Outra fazenda invadida foi a São Sebastião, de 12 hectares, quando a quadrilha escorraçou de casa o casal de proprietários, de 83 anos, herdeiros de quem desbravou a roça há mais de 200 anos.
      Segundo os idosos, os elementos estavam fantasiados de índio e fortemente armados. Eles não sabem para onde ir nem onde vão morar. Os marginais também atacaram a fazenda de Gregório Clemente, de 79 anos.
      Deboche
      Na região de Sant’aninha, em Ilhéus, a roça possui 25 hectares e pertence a seis irmãos, o que dá menos de cinco hectares para cada um. Por volta das 6 horas, o bando armado invadiu a casa e expulsou o casal de idosos.
      Os “índios” ainda fizeram cenas de deboche, com um tal Nilton, que se diz cacique, andando de botas em cima da cama do casal. Hoje, sem ter para onde ir, o casal está passando por privações sérias, inclusive por problema de saúde, o que pode agravar a situação.
      Outra vítima dos bandidos é Moacir, 66 anos, que teve sua propriedade tomada à força e seus pertences roubados.
      Se for mesmo de “índios”, a quadrilha despreza uma ordem judicial que reintegrou a fazenda de Juvenal. Ela foi invadida de novo, mostrando que para eles não existe ordem judicial.
      O caso ainda mais grave está na região de Buerarema, onde a Policia Federal não conseguiu fazer uma reintegração de posse expedida há quase dois anos. Sempre que a PF tenta, ouve dos marginais que “se sair, a gente volta”.
      Enquanto idosos e pequenos agricultores continuam sendo vítimas desta quadrilha fantasiada de índios, a PF não protege as vítimas e as decisões da Justiça não tem valor algum. Ninguém foi preso por resistência ou desobediência.
      Reunião
      A associação de Pequenos Produtores de Ilhéus Una e Buerarema se reuniu no Sindicato Rural, em Ilhéus, para discutir medidas para conter as invasões e coibir a onda de violência dos marginais travestidos de “índios Tupinambá de Olivença”.
      A advogada da APPIUB, Elizabety, diz que trata-se de um movimento de bandidos fantasiados de índios e, como bandidos e marginais devem ser tratados. Segundo ela,  há várias denuncias que os invasores são funcionários  públicos, foragidos da justiça, bandidos de alta periculosidade.
      O Major PM Carlos Augusto, após as denúncias de bandidos portando armas de fogo na área em conflito, se comprometeu a enviar uma viatura para dar um pouco de segurança aos proprietários, pois “afinal não sabem dizer se são verdadeiramente índios que estão agindo na região”.
      O clima chegou a ficar tenso, pois alguns defendem que sejam utilizados os mesmos métodos dos invasores e repelir as invasões com armas. Mas os agricultores vão elaborar um documento e entregar à OAB , a fim de que possam encontrar uma alternativa pacífica.

JORNAL A REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário