MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Caprichoso é o campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins


Boi-bumbá destacou tema 'Viva a Cultura Popular!' e emocionou público.
Levantador de toadas David Assayag ganhou nota 10 em todas as noites.

Marina Souza Do G1 AM

Torcida e diretoria do Caprichoso carregam a taça de campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Torcida e diretoria do Caprichoso carregam a taça de campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
O Caprichoso é o campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema "Viva a Cultura Popular!", o bumbá emocionou o público e conquistou os jurados. Ele venceu com 419,8 pontos contra 418,7 do Garantido.
A presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, dedicou a vitória à cultura e para a cidade de Parintins. "Por trás dos holofotes, enfrentamos muitas dificuldades mas mesmo assim, conseguimos vencê-las. Esta não é uma vitória da Márcia Baranda e sim da nação azul e branca, de Parintins, do Boi Caprichoso e da cultura popular", disse.
Na primeira noite do Festival, o Caprichoso celebrou o 'Brasil de todas as cores'. O bumbá levou para o festival diversos personagens do folclore brasileiro, como cirandas, folia de reis, rodas de capoeira, pastorinhas e danças indígenas. O levantador de toadas David Assayag cantou músicas até de Luiz Gonzaga, que também foi destaque em uma alegoria.
Caprichoso (Foto: Frank Cunha/G1 AM)Caprichoso brilhou na primeira noite do Festival Folclórico de Parintins (Foto: Frank Cunha/G1 AM)
A noite de abertura do Festival também foi marcada pela estreia de Jeane Benoliel como porta-estandarte do Caprichoso, após a desistência de Karyne Medeiros uma semana antes da festa. Pela avaliação dos jurados, o Caprichoso venceu a primeira noite por uma diferença de três décimos.
Com o subtema 'Amazônia de muitos amores', o Caprichoso se destacou na segunda noite contando a cultura indígena e do caboclo amazônico. A lenda amazônica surpreendeu a todos que estavam no Bumbódromo, com a história do 'Morceganjo'. Desta alegoria surgiu a Rainha do Folclore, Brena Dianná. A jovem de apenas 19 anos foi um dos maiores destaques do bumbá neste ano.
Na segunda noite, o Caprichoso também foi consagrado superior pela comissão julgadora. Foram quatro décimos de diferença, com 419,5 pontos contra 419,1 do Garantido.
O jurado Eliézer Rolim destacou dificuldade para apurar detalhes dos bumbás devido a problemas na estrutura do Bumbódromo. A posição lateral das cabines foi criticada.
No encerramento do Festival, o Caprichoso entrou na arena do Bumbódromo em clima de emoção. O boi Azul e Branco exaltou a temática 'Parintins de Tantos Valores'. O bumbá tratou da cultura parintinense através de suas festas, danças, luzes e pajelanças. O Caprichoso lembrou ainda, nesta noite, uma de suas toadas mais clássicas: 'Rostinho de Anjo' tocou na entrada da sinhazinha da fazenda Thainá Valente.
A terceira noite do festival foi marcada por um escândalo: os cabos de energia do Garantido foram cortados e o Caprichoso foi acusado de tentativa de sabotagem. A possibilidade foi descartada e ficou acordado que os bumbás não seriam penalizados pelo ocorrido.
O Caprichoso conquistou seu 20º título. O Garantido, apesar de perder, ainda detém o maior número de títulos. Ganhou 28 das 46 edições do Festival. O boi vermelho também possui o recorde de vitórias consecutivas, conquistando cinco campeonatos seguidos, de 1980 a 1984. No ano 2000, pela primeira vez, os dois bois atingiram a mesma pontuação e dividiram a premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário