MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 10 de julho de 2012

Carros abandonados vão virar matéria-prima na indústria do RS


Cerca de 700 veículos estão abandonados na cidade de Passo Fundo.
Sucata será limpa e prensada para reaproveitamento em siderúrgica.

Fábio Lehmen Da RBS TV

Alguns veículos foram abandonados há mais de 30 anos (Foto: Fabio Lehmen/RBS TV)Alguns veículos foram abandonados nos depósitos há mais de 30 anos (Foto: Fabio Lehmen/RBS TV)
Cerca de 700 veículos que há anos estão nos pátios dos depósitos dos Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, começaram a ser inutilizados nesta terça-feira (10). O trabalho está sendo acompanhado por técnicos do órgão, e a ideia é que as latarias sejam transformadas em matéria-prima por uma siderúrgica.
Os veículos, que foram recolhidos por irregularidades e abandonados pelos donos, precisam passar por um processo de retirada de líquidos e peças que possam poluir o meio ambiente. A estimativa do Detran-RS é que sejam descontaminados cerca de 70 carros por dia. Esse trabalho está sendo feitos na plataforma de um dos depósitos, localizado na área urbana do município.
"No processo é retirado o combustível, o óleo do motor, do cárter e de outros sistemas que possuem líquidos contaminantes", diz a engenheira mecânica do Detran-RS, Núbia Coimbra.
Em um próximo passo, os veículos serão empilhados e aguardarão a chegada de uma máquina que vai realizar a prensagem e a trituração das sucatas, o que deve acontecer na próxima semana. "É um trabalho que requer tempo e precisa respeitar a legislação ambiental. Estes veículos parados nos depósitos estão servindo de risco à saúde pública", diz a engenheira, ressaltando que alguns dos carros estão abandonados nos depósitos há mais de 30 anos.
Após a prensagem, as sucatas serão encaminhadas à siderúrgica que venceu a licitação de compra do material, para que sejam derretidas e voltem a ser utilizadas na indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário