MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Casos de violência contra a mulher em Aracaju já somam 1,5 mil em 2012


Se continuar nesse ritmo, denúncias devem ultrapassar anos anteriores.
Medo ainda é o principal obstáculo a ser enfrentado pelas vítimas.

Do G1 SE

Nos seis primeiros meses deste ano foram registrados mais de 1,5 mil Boletins de Ocorrência (BO) de casos de violência contra a mulher. Isso significa uma média superior a oito casos por dia. Esses dados da Delegacia da Mulher mostram que as denúncias estão aumentando, mas ainda há muitas mulheres com medo.
O que restou para os parentes Cláudia Eduarda da Silva Macedo foi a saudade. A moça de 24 anos foi assassinada ha menos de um mês e o ex-companheiro é o principal suspeito de ter cometido o crime. Segundo Maria do Socorro Silva, mãe da jovem, a motivação teria sido o fim do relacionamento de três anos que não se sustentou com as ameaças e a violência que ela sofria, mas tinha medo de denunciar.
O suspeito continua foragido e enquanto isso a família da vítima segue sem repostas para o inexplicável, uma morte precoce e trágica.
Segundo dados da Delegacia de Proteção a Mulher, em Aracaju, no ano de 2010, foram registrados mais de 2,9 mil BOs e 564 inquéritos instaurados. Em 2011, também houve o registro de mais de 2,9 mil casos, mas com aumento para 949 inquéritos. Este ano, somente no primeiro semestre, mais de 1,5 mil queixas entraram para a estatística e 610 inquéritos foram instaurados.
Medo ainda é o maior obstáculo
A delegada afirma que o medo de denunciar ainda deixa muitas mulheres refém dos agressores que podem ser companheiros, pais, irmãos e primos, mas que a coragem deve vencer a vergonha que muitas sentem.
“A Lei Maria da Penha veio para ajudar a punir os agressores e a garantir proteção à mulher. A quantidade de denúncias só faz aumentar com o tempo. Em 2006, quando começamos a contar, foram 1,9 mil denúncias e 71 inquéritos. Isso nos leva a acreditar que a mulher está confiante na lei e na sua melhoria de vida”, afirma a delegada Érika Farias.
O DAGV funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, na esquina entre as ruas Estância e Itabaiana, no Centro de Aracaju, e o telefone é (79) 3205-9400. O atendimento fora desse horário é feito na Delegacia Plantonista da capital, localizada na Rua Laranjeiras, também no Centro. Os municípios de Itabaiana, Estância e Lagarto possuem delegacia especializada da mulher, nos demais locais o atendimento é feito na delegacia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário