MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cento e setenta e oito toneladas de urânio ficam retidas na Bahia


Carga era transportada para o porto de Salvador, de onde iria para a França.
Material não tinha autorização para entrar no país e foi retransportado.

Do G1 BA

Doze contêineres com 178 toneladas de urânio concentrado ficaram retidos em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador, da noite de quinta-feira (12) até a tarde desta sexta-feira (13). A carga saiu por volta das 5h de quinta das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, na região sudoeste do estado, e seria trazida para o porto de Salvador, de onde seria transportada para a França.
De acordo com Edenil de Melo Brito, coordenador de transporte da INB, que acompanha a carga, a empresa contratada para fazer o transporte marítimo do produto foi informada que o governo francês ainda não tinha autorizado a entrada do material no país. Em nota, a INB informou que por conta da falta de documentação a empresa reteve a carga no 1º Batalhão da Polícia Militar, em Feira de Santana, até a tarde desta sexta, quando o material começou a ser retransportado para a INB, em Caetité.
Ainda em nota, as Indústrias Nucleares do Brasil informam que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha o transporte da carga. As 178 toneladas de urânio, segundo a INB, devem ser levadas para a França quando a empresa responsável pelo transporte marítimo apresentar a documentação exigida pelo país. Segundo a Agência Nacional de Energia Nuclear, o urânio em estado bruto e não apresenta risco de radiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário