MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Chocolate amargo é o preferido dos confeiteiros no Salão do Chocolate


Chefs estão em Salvador para participar do maior evento mundial de chocolate.
Evento reúne os mais importantes chefs de seis países e 40 expositores.

Ingrid Maria Machado Do G1 BA

chef mara melo bahia (Foto: Danutta Rodrigues/G1)Chef diz: "Depende muito para o que será feita a
receita, mas o amargo é o melhor".
(Foto: Danutta Rodrigues/G1)
É unanimidade: o chocolate amargo é o preferido dos confeiteiros (pâtissier) que acompanham o Salão do Chocolate, evento que acontece até domingo (8) no Centro de Convenções, em Salvador. Para homenagear o cacau produzido na Bahia e  o centenário do escritor baiano Jorge Amado, o evento é realizado pela primeirava vez no país, e nada mais justo do que escolher o estado com maior produção cacaueira para abrigar o salão.
No Centro de Concenções, mais de 40 expositores e chefs de cozinha do Brasil e países como França, Inglaterra, Espanha, Suíça e Bélgica se encontram para discutir e produzir receitas com o ingrediente principal: o chocolate.
O chef do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, diz que prefere trabalhar com o chocolate mais amargo. Ele disse que somente na páscoa deste ano, produziu 500kg de chocolate.
chef elson dias (Foto: Danutta Rodrigues/G1)Chef Elson Dias é o responsável pela confeitaria
do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
(Foto: Danutta Rodrigues/G1)
"Para mim, um dos melhores do mundo é o Callebaut, um chocolate belga. Trabalho bastante com ele por conta da textura. Geralmente utilizo o chocolate com 67% de cacau ou 53%, esse último, mais fácil de agradar o paladar do brasileiro. O chocolate com 67% de cacau é bom para misturar com frutas como o maracujá, cajá, mangaba e cupuaçu. Em eventos mais especiais, utilizo o chocolate com 85% de cacau. Esse chocolate você tem que sentir na boca por uns dois minutos para acentuar o sabor, pois ele é muito forte", disse.
A pespecialista Mara Melo diz que é difícil escolher o melhor chocolate. "Depende muito para qual tipo de receita vai ser utilizado o chocolate. Cada um tem sua peculiaridade. Um é mais fluido, outro é menos fluido, outros, com mais teor de cacau são bem difíceis para banhar. Para fazer meus doces, prefiro o chocolate Valrhona", explicou.
O Chef Diego Lozano afirma que o chocolate amargo é o mais saboroso. "O chocolate da AMA é um dos melhores porque é muito forte e não existe outro igual no mundo, mas esse só utilizo esse para eventos especiais. Como custo benefício o Callebaut é ótimo para trabalhar porque a textura é fantástica", informa o chef.
Salão do Chocolate
O francês Fabrice Lenud, um dos convidados especiais do evento, diz que está muito feliz em poder participar do salão, pela primeira vez, em um estado produtor da fruta. "É um prazer estar aqui neste santuário. Através do evento tivemos o prazer de conhecer, em Ilhéus, as fazendas produtoras de cacau. Isso é fantástico", revelou em entrevista para o G1.
O chef, como não podia deixar de ser, acompanhou os colegas na escolha do melhor tipo de chocolate. "É óbvio que para nós, o chocolate amargo ou meio amargo é o preferido", finaliza.
Com 17 anos de existência e mais de 90 edições ao redor do mundo, o Salão do Chocolate é promovido pela Event International, comanda por Sylvie e François Jeantet. Atualmente, o Salão acontece em quatro continentes e movimenta três milhões de visitantes pelo mundo. Até agora inédito no Brasil, o evento já aconteceu em Paris, Nova Iorque, Tokyo, Moscou, Shangai, Madrid, Cairo, Bologna, Marselha, Lille, Lyon e Bordeaux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário