MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de julho de 2012

Ciclista que pedala há 21 anos para pagar promessa passa por Goiás


Viagem de Neguinho do Asfalto começou aos 14 anos e termina em 2022.
Ele nasceu cego, paralítico, tinha deficiência no rim e em um dos pulmões.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O ciclista que há 21 anos roda o mundo de bicicleta passou pela segunda vez em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, neste mês. A viagem de Antônio Rogério do Nascimento, conhecido como Neguinho do Asfalto, deve durar 30 anos e é o pagamento de uma promessa. Ele passou pela primeira vez na cidade em 2010.

A peregrinação em cima da bicicleta começou quando ele tinha 14 anos. Neguinho do Asfalto nasceu em Corumbá (MS). Ele era cego e não podia andar. Além disso, também tinha deficiência no rim e em um dos pulmões.

Depois de algumas cirurgias no olho e o tratamento para superar a paralisia, veio a cura, o que ele considera um milagre. “Eu prometi andar por 30 anos. Comecei dia 1º de fevereiro de 1991, aos 14 anos”, lembra Neguinho.

Como agradecimento, o ciclista já percorreu 12 países. A viagem começou pela África, custeada pelo consulado brasileiro, Luanda, Moçambique e Angola. Depois, começou a percorrer vários países da América Latina. Do Uruguai à Guiana Francesa.

Preconceito
Na Argentina, teve a bicicleta roubada. Um ataque justificado pelo preconceito. “Queimaram a bandeira do Brasil, amarraram minhas mãos e pés. Me deram para beber uma garrafa de 600ml de óleo queimado e tive que fazer uma cirurgia. Eles disseram que lugar de ‘macaquito’ é no Brasil”, relata. Com a ajuda que recebeu da população, conseguiu comprar a terceira bicicleta.

Neguinho do Asfalto costuma viajar até 17 horas por dia, a uma velocidade máxima de 35 quilômetros por hora. Na Magrela, como ele chama sua bicicleta, vão apenas roupas e uma barraca.

Desde que começou a pagar a promessa, Neguinho já percorreu mais de 193 mil quilômetros em cima da bicicleta. Só de pneus foram 236.

O objetivo agora é seguir para o Tocantins e de lá percorrer a região norte do Brasil até o fim do ano. Em 2013, voltar à América Latina. Patagônia e Machu Pichu.

A viagem tem data e local para acabar: fevereiro de 2022, no Canadá. “A pessoa tem que ter muita fé em Deus. Tem muito ser humano, hoje em dia, que quando vai comer não agradece o prato de comida que tem. Eu, comendo ou não, agradeço a Deus. Pelo menos Ele me deu visão e pernas para poder caminhar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário