MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cilindros de oxigênio são furtados; idosa morre e família acusa hospital


Roubo ocorreu domingo (22), em um hospital de Joinville, Norte de SC.
Mulher de 76 anos morreu e sobrinho diz que enfermeira tirou oxigênio.

Do G1 SC

A família de uma mulher de 76 anos acusa o Hospital Bethesda, de Joinville, no Norte de Santa Catarina, pela falta de socorro e morte de Tereza Ana Borges. Na madrugada de domingo (22), três cilindros de oxigênio foram roubados do hospital e a família acredita que a morte pode ter sido causada pela falta de oxigênio. A mulher estava internada em estado grave desde sexta-feira (20).
Segundo o diretor do hospital, Hilário Dallmann, duas pessoas foram vistas no local onde ficam os cilindros que sustentam a rede de oxigênio do hospital por volta da 0h30 de domingo e a Polícia Militar foi acionada. "Eles roubaram três cilindros e isso interrompeu o abastecimento de oxigênio na rede. Outros pacientes também ficaram sem oxigênio. Nós analisamos cada paciente para ver a urgência dos casos", afirma Dallmann.
A paciente foi encaminhada para o hospital na sexta-feira com insufiência respiratória e sepsia. "O estado dela era gravíssimo e a família sabia. Não tem nada a ver com a falta de oxigênio", acredita Dallmann. Mas de acordo o sobrinho da idosa, que estava no quarto, uma enfermeira teria tirado a máscara de oxigênio e depois saido sem dizer nada. "Ele achou que fosse um procedimento normal, mas logo minha mãe começou a agonizar. Ele foi chamar a enfermeira e então ela comentou sobre o roubo", diz uma pessoa da familia.
No depósito ficam abrigados 20 cilindros, todos ligados à rede. Dez funcionam e os outros dez são de reserva. O hospital tem outros seis cilindros dentro da unidade para os casos de emergência. Esta é a terceira vez que roubam cilindros do local. "A minha mãe era a paciente em estado mais grave no hospital. Claro que a gente sabia que ela estava mal, mas eles deveriam ter dado o oxigênio de reserva para ela, podiam ter prolongado mais a vida dela", afirma Maria. A filha afirma que não vai processar o hospital, mas não sabe o que seus irmãos vão fazer. "Eu só quero acabar com esse sofrimento, agora não tem mais o que fazer, mas o hospital devia dar um jeito nisso, afinal já é a terceira vez que roubam".
De acordo com a Polícia Militar, os ladrões cerraram os cadeados, cortaram a rede de oxigênio e danificaram a rede elétrica para roubar os três cilindros. Eles teriam saído com os cilindros em um carrinho de mão pelos fundos do hospital. Também foi constatado que os bandidos se feriram ao cerrar os cadeados, pois sangue foi encontrado no local.
Foram realizadas rondas pela região, mas ninguém foi encontrado. Ainda não há suspeitos do crime, nem imagens de câmera de segurança. De acordo com a PM, não foi possível preservar o local para perícia, pois havia urgência em repor os cilindros furtados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário