MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CMN autoriza saque de dólares em máquinas de autoatendimento


Medida visa simplificar câmbio por conta de eventos esportivos.
Objetivo também é aumentar 'capilaridade' e diminuir custo das transações.

Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) medida que autoriza o saque de moeda estrangeira em terminais de autoatendimento - que atuariam em operações de câmbio. O limite por operação é de US$ 3 mil, e a repsonsabilidade legal pelas transações continuam com as instituições financeiras autorizadas a operar no mercado de câmbio.
"As máquinas poderão trocar moeda estrangeira por moeda nacional e vice-versa. Elas vão funcionar como se fossem um correspondente eletrônico do banco, mas a finalidade é trocar moeda. Mas é compra e venda de moeda estrangeira exclusivamente por instituição autorizada a funcionar pelo BC", informou o secretário-executivo da autoridade monetária, Geraldo Magela Siqueira.
De acordo com o Banco Central, o objetivo da medida é simplificar as operações de câmbio por conta dos eventos esportivos previstos para os próximos anos, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2015 e as Olimpíadas em 2016. Com a medida, as operações de câmbio poderão ter mais "capilaridade" (estarão disponíveis em mais localidades), além de diminuir o custo das operações.
"As medidas encontram-se em linha com as ações do governo federal para simplificar e modernizar o mercado de câmbio e possibilitam, sem abrir mão da segurança, a criação de rede compatível com centros turísticos dos mais variados portes", informou o BC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário