MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conab estima proximidade de novo recorde na produção de grãos


Clima é de otimismo no Ministério da Agricultura.
Safra atual de grãos deve chegar a 162,6 milhões de toneladas.

Do Globo Rural

A safra 2011/2012 deve alcançar 162,6 milhões de toneladas, bem perto da safra recorde passada, que chegou a 162,8 milhões de toneladas.
O levantamento atual da CONAB é mais otimista que o do mês passado: na comparação, houve um aumento de 1,370 milhão de toneladas.
Esta é a 10ª estimativa para a safra de grãos e ainda faltam mais duas. A CONAB acredita até mesmo que os números devem ultrapassar os da safra passada e bater novo recorde. O milho segunda safra, que está no início da colheita, é o principal responsável pela boa projeção.
A produção do milho segunda safra, também chamado de milho safrinha, cresceu quase 61%, o que significa 13 milhões de toneladas a mais do que a última safra.
Enquanto o milho cresceu, a soja sofreu uma retração de quase nove milhões de toneladas em relação à safra passada. O motivo é a seca na região Sul, em parte do Sudeste e no Mato Grosso do Sul.
O semiárido nordestino também sofreu com a estiagem, o que provocou uma queda de 3,5 milhões de toneladas na produção de grãos como milho e feijão.
Mas esses números não atrapalharam o resultado final da safra. “Se nós tivermos uma produtividade que se consolide com um saco a mais do que estamos projetando para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já será suficiente para que tenhamos uma safra superior à do ano passado, ou seja, em torno de 163 milhões de toneladas", diz Sílvio Porto, diretor de política agrícola da CONAB.
O IBGE também divulgou o balanço da safra 2012 e confirmou o recorde previsto há um mês. A produção de grãos, segundo o instituto, deve chegar a 160,7 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário