MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 14 de julho de 2012

Cresce tendência para comprar imóvel na planta, no Grande Recife


Metade dos imóveis é negociada sem que as obras tenham começado.
Principal motivo que leva a esta preferência é oportunidade de melhor preço.

Do G1 PE

Quase metade dos imóveis vendidos na Região Metropolitana do Recife foram negociados ainda na planta. Essa é uma tendência revelada por uma pesquisa feita com consumidores pernambucanos. A pesquisa, coordenada pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), em Parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), revelou que dos 465 imóveis residenciais vendidos no mês de maio na Região Metropolitana, em 48% as obras ainda não haviam iniciado.
Ou seja: grande parte dos consumidores do Estado decide fechar a compra quando o imóvel está ainda na planta. Eles preferem a oportunidade de um preço melhor, mesmo que para isso tenham que esperar vários meses até a entrega das chaves.
O industrial Bernardo Pires espera ansiosamente, junto com a esposa, Cristiana, há quatro anos. Em 2008, quando eles comprarm o apartamento em que vão morar, nada havia sido construído. As cinco torres e toda a área de lazer do empreendimento estavam no papel. Agora, ao ver tudo pronto, Bernardo e Cristiana têm a certeza de que fizeram um grande negócio. "Entre o preço de compra na planta e o do mercado hoje, tem uma diferença de quase 50%. Isso foi uma surpresa bem agradável", afirma Bernardo.
Para o conselheiro da Ademi Alexandre Mirinda, o principal motivo que leva a esta preferência é a oportunidade de conseguir um preço melhor. "Comprando no lançamento o cliente pode ter um ganho real de algo em torno de 20%, sem contar a correção. Quem tem condições de esperar pelo imóvel é grande investimento comprar na planta", pondera.
Os preços podem até ser convidativos, mas é preciso cuidado antes de fechar o negócio. Uma dica importante é levantar o maior número de informações sobre a construtora responsável pela obra. "A internet é um mundo da informação. Lá dá para saber quem é quem no mercado imobiliário, a quantidade de imóveis vendidos ou quantos imóveis cada empresa tem à venda", ensina o conselheiro do Sinduscon-PE, Antônio Carrilho.
Essa mesma pesquisa, que mostrou que o consumidor pernambucano prefere comprar na planta, confirmou uma tendência que olhos mais atentos já haviam percebido: a maior parte dos lançamentos imobiliários está na Zona Sul da Região Metropolitana, principalmente no bairro de Boa Viagem.

De acordo com Marcelo Wanderlei, presidente de Rede Imóveis, que integra 21 imobiliárias no Recife, 80% dos apartamentos vendidos por essas empresas são lançamentos. Ele acredita que a preferência pelas compras de imóveis na planta deve continuar, mas diz que a quantidade de novos empreendimentos na Zona Sul vai diminuir. "Com o plano diretor da cidade, o coeficiente foi diminuído em 50%. Isso vai acarretar na valorização dos imóvies, porque a oferta vai diminuir e a demanda aumentar em Boa Viagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário