MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Criadores cultivam aveia e azevém para alimentar o gado no inverno


Azevém e a aveia cobrem os campos no município de Santa Rosa, no RS.
Forrageiras servem muito bem para alimentação do gado.

Do Globo Rural
Os criadores de gado do Rio Grande do Sul apostam no cultivo da aveia e do azevém para alimentar o rebanho durante os meses mais frios do ano.
O azevém e a aveia cobrem os campos no município de Santa Rosa, na região noroeste do estado. As culturas são algumas das preferidas nesta época de inverno. Os pastos naturais não resistem ao frio e essas forrageiras servem muito bem para alimentação do gado.
De acordo com a Embrapa, o cultivo consorciado da aveia e do azevém tem se difundido muito nos últimos anos. A aveia proporciona precocidade e o azevém qualidade, prolongando o período de utilização.
Essa forma de plantio é utilizada pela maioria dos produtores de leite da região. O criador Hilário Lottermann diz que consegue aproveitar uma área maior, utilizando as duas forrageiras. Mas há outras vantagens. "A aveia é um clico curto e cedo. O azevém deixa um pasto pronto para o plantio direto do soja”.
A criadora Ângela Maraschin também utiliza as duas forrageiras para a alimentação do gado leiteiro, mas em áreas diferentes. A qualidade das pastagens está associada ao maior rendimento do leite nesta época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário