MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Criadores de suíno protestam em Brasília por causa dos baixos preços


Ministério da Agricultura anunciou medidas de ajuda para o setor.
Mesmo assim, nem todo mundo saiu satisfeito.

Do Globo Rural

Produtores foram de ônibus para a capital federal. Muitos viajaram mais de 20 horas.
Os criadores da região Sul, onde está a maior parte da produção nacional, eram maioria, mas havia também produtores do Nordeste.
Eles foram à Brasília para chamar a atenção para a crise financeira e pedir ajuda ao Governo Federal. E fizeram uma caminhada do Congresso Nacional até o Ministério da Agricultura.
Nos coletes, um pedido de preço justo. Na faixa, a notícia do fechamento de granjas. Em frente ao Ministério da Agricultura, teve churrasco com carne suína.
Os criadores também participaram de uma audiência pública no Senado e de uma reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que anunciou medidas de apoio ao setor:
- As dívidas de custeio que vencem este ano ou que já estão vencidas poderão ser pagas até janeiro de 2013. As parcelas de investimento serão prorrogadas por um ano.
- Cerca de R$ 200 milhões estão disponíveis para a compra de leitões por parte das agroindústrias, com taxas de juros de 5,5% ao ano.
O ministro da Agricultura disse que estuda outras providências, como a compra de carne pelo Governo Federal.
Uma das causas para o preço baixo está nos embargos que o Brasil vem sofrendo e que têm diminuído as exportações. É o caso da Rússia. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro Camargo, criticou o governo. “Até 40 dias atrás faltavam documentos básicos que o Brasil não tinha enviado. O Brasil sequer propôs acordo e isso é muito negativo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário