MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cultura da noz-pecã desponta como alternativa de renda no RS


Agricultores do estado estão satisfeitos com a colheita do fruto.
Cultura beneficia principalmente os pequenos produtores da região.

Do Globo Rural

No Rio Grande do Sul, em uma propriedade foram plantados em torno de 500 pés de nozes-pecã há mais de 10 anos. Nos sete hectares algumas árvores dão até mais de 100 quilos da fruta. Toda a produção vai para São Paulo e o preço varia de R$ 3 a R$ 5,50 o quilo.
A nogueira pecã é originária dos Estados Unidos. No Brasil, ela chegou por volta de 1910 e adaptou-se bem em diferentes tipos de clima.
As árvores podem dar frutos por mais de 200 anos. As mudas sem enxerto levam oito anos para começar a produzir, já as enxertadas produzem a partir de três ou quatro anos. A nogueira também pode ser facilmente cultivada com outras culturas como milho, pastagens e laranjas.
Não há um levantamento oficial sobre o número de produtores, mas de acordo com os responsáveis pela compra e repasse da produção, 56 agricultores já investem na cultura.
Com preço valorizado e mercado em expansão, a expectativa é de que nos próximos dois anos seja instalada uma unidade de beneficiamento do produto em Santana do Livramento. A ideia é fazer com que mais produtores possam investir no plantio de nozes, já que existem empresas de outros estados interessadas em comprar a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário