MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 17 de julho de 2012

Dados do Ibama mostram que desmatamento diminuiu 70 % no MA


De 2008 a 2011 houve queda de 70% na quantidade de áreas devastadas.
Instituto diz que participação da sociedade é fundamental para mudança.

Do G1 MA , com informações da TV Mirante

É comemorado neste 17 de julho o dia de proteção às florestas. Deixando a data ainda mais especial, um levantamento feito pelo Ibama mostrou que o desmatamento vem diminuindo no Estado.

No primeiro semestre de 2012, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizou 32 operações de combate ao desmatamento e à extração ilegal de madeira em terras indígenas e na reserva biológica do Gurupi, além de monitoramentos e a desmontagem de serrarias. Apenas este ano, 270 autuações foram efetuadas no Maranhão, mais da metade com relação ao desmatamento. São mais de R$ 32 milhões de multas. De acordo com a Superintendência do Ibama, as fiscalizações mais atuantes e as punições rigorosas estão ajudando a reduzir o índice de desmatamento no estado.

Estatísticas do Instituto mostram que em 2008 foram devastados 1.271 quilômetros quadrados de florestas maranhenses. No ano passado, esse índice caiu para 396 quilômetros quadrados, uma redução de cerca de 70%. Mesmo assim, o Maranhão ainda está em 5º lugar entre os nove estados com maiores taxas de desmatamento na Amazônia Legal. "A participação da sociedade é fundamental. Tanto no sentido de regularizar a situação ambiental dos proprietários, preservar as áreas de preservação permantente, como também a colaboração da população com o orgão ambiental, denunciando, identificando irregularidades, sendo parceiro nestas ações de proteção ao meio ambiente", disse o superintendente substituto do Ibama, Ricardo Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário