Carro é movido por 45 baterias de lítio, mesmo modelo usado em celulares.
Eco Fusca economiza R$ 20 mil com gastos em 5 anos, afirmam criadores.
Criadores afirmam que o Eco Fusca é o primeiro carro elétrico construído no Brasil (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
Os carros elétricos são considerados no mundo todo peças chaves na luta contra o aquecimento global. Apostando no que já começa a se tornar uma tendência mundial, ambiental e mercadologicamente falando, montadoras do mundo inteiro investiram na ideia e as vendas dos carros que não poluem crescem gradativamente ao redor do planeta.No Amazonas, um mecatrônico, um técnico em eletrônica, e um T.I. levaram um ano e meio para transformar um Fusca 86 em um modelo híbrido, fazendo assim, segundo eles, o primeiro carro elétrico construído no país.
Eduardo Mazzoni tem apenas 23 anos, e é formado em Tecnologia da Informação (T.I.). Junto com seu pai, o técnico em eletrônica Alfredo Araújo e o mecatrônico Alex Lopes, projetou o modelo que eles batizaram de 'Eco Fusca'.
Carro é movido por energia de 45 baterias de lítio, mesmo modelo utilizado em celulares (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
Segundo Eduardo, o carro é movido pela energia de 45 baterias de lítio, tem uma autonomia de 200 km e pode chegar a 160 km por hora, tudo isso sem precisar de marcha. O veículo conta ainda com um software, elaborado por Eduardo, que mostra todos os dados do carro, desde desempenho até mesmo nível das baterias. "Neste software podemos analisar o desempenho e acompanhar a carga das baterias. Quando ele estiver perto de descarregar o programa avisa", disse ao G1.De acordo com Alfredo Araújo, o projeto está em constante evolução e algumas novidades já estão quase prontas para serem testadas. "Está em andamento um projeto que consiste em fazer o teto do carro todo de placas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em energia. Além disso, temos uma ideia para fazer as rodas do carro gerarem energia. Concluídas essas duas etapas, nem será mais necessária a recarga pela tomada", revelou.
Software monitora desempenho do Eco Fusca (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
Outro trabalho que ainda pode fazer parte do Eco Fusca é um módulo de limitador de velocidade elaborado por Eduardo. "Esse módulo dentro do software limita corrente da bateria para o motor. Com isso posso limitar a velocidade máxima do veículo para o valor que eu desejar. Isso seria muito útil para transportadoras ou até mesmo pais preocupados com a segurança de seus filhos", explica.Outra vantagem do Eco Fusca, segundo Eduardo, são os gastos, em comparação com os modelos existentes hoje no mercado. "De acordo com meus cálculos, com aproximadamente R$ 5 de energia elétrica ele faz 160km. Os carros comuns precisam de R$ 35 de gasolina para fazer os mesmos 160km, considerando 12km/litro e o preço de R$ 2,69 o litro", calculou.
Em cinco anos de uso, Eco Fusca gera uma economia de R$ 20 mil em manutenção e combustível (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
Ele vai além, e prevê os gastos a longo prazo. "Em 26 anos seriam R$ 15.000 de energia para carregar a o Eco Fusca, já o carro comum com 12km/litro, utilizaria R$ 115.440 de combustível mais manutenção. Em apenas 5 anos já seria possível economizar R$ 20.000", afirma Eduardo.Além disso, Mazzoni revela que o custo para adaptar o fusca foi abaixo do preço de mercado dos carros híbridos, e que o projeto pode ser implementado em qualquer veículo de quatro rodas. "A adaptação do Fusca custou algo em torno de R$ 50 mil, e eu creio que para modelos mais atuais esse custo é de aproximadamente R$ 60 mil. Esse valor é alto, se você compara com os carros comuns vendidos no mercado, mas se você pensar bem, este é um carro que se paga sozinho, e este preço ainda é mais em conta que o dos carros híbridos vendidos no Brasil", disse.
Recarga do Eco Fusca pode ser feita em qualquer tomada comum de 110V e 220V (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
As baterias de lítio, mesmo modelo usado em telefones celulares tem 10 anos de vida útil dependendo do consumo, segundo Eduardo. "A grande vantagem é que elas duram muito e podem ser recarregadas em qualquer tomada comum de 110V ou 220V", explica.Depois de divulgar seu projeto na internet, Eduardo afirma que já precisou até trocar o número do telefone, pela quantidade de ligações do Brasil inteiro que recebia. "Recebo todo dia pelo menos 20 e-mails do país inteiro querendo conhecer o projeto, ou pedindo orçamento para adaptar seu carro. O site que criamos para divulgar o Eco Fusca chegou a receber 5 milhões de visitas em uma semana", contou.
Alfredo Araújo e Eduardo Mazzoni (da esquerda para a direita) são dois dos criadores do Eco Fusca (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
Eco Lancha e Eco MotoDepois do Eco Fusca o próximo objetivo do trio é botar em prática projetos de outros veículos. "Se tivermos investimento, podemos começar a trabalhar no projeto da Eco Lancha, que beneficiaria quem precisa se locomover pelos rios da Amazônia, e da Eco Moto, que já criamos mas ainda não tivemos a oportunidade de botar em prática", relatou o pai de Eduardo, Alfredo Araújo.
Vários aparelhos eletrônicos são alimentados por energia solar na casa dos idealizadores (Foto: Divulgação / Acervo pessoal)
Ele afirma que o trabalho também pode ser adaptável para veículos pesados e acredita que não vai demorar muito para os carros elétricos serem maioria no mundo. "Acredito que em 30 anos a maioria dos carros vai ser híbrido, e isso vai ser bom para o meio ambiente e até mesmo para a saúde das pessoas", prevê.
o primeiro carro criado eletrico no Brasil foi pela empresa brasileira Gurgel, e já existe também o carro que nao precisa ser carregado pois foi colocado um dinamo em suas rodas e quando ele anda carrega as baterias ou seja nunca precisa carregar.
ResponderExcluirOutro erro desta reportagem é de chamar esse carro de hibrido, carro hibrido é aquele que funciona com um motor a combustão e outro motor elétrico junto. Este carro é totalmente elétrico.
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