MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 28 de julho de 2012

Em MT, ruralistas defendem lei própria para modernizar regras do campo


Encontro em Sinop (MT) reuniu produtores e representantes da União.
Fórum Soja Brasil percorrerá o país e discutirá realidade do agronegócio.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Entidades de classe do setor agrícola apostam na criação de uma lei própria para o campo como forma de modernizar a legislação do país. Atualmente, as mesmas regras aplicadas no meio urbano são também válidas no meio rural, como aquelas que regulam a atividade trabalhista. Ruralistas dizem estarem sendo punidos pela existência 'única' de um padrão. Com a implementação da Norma Regulamentadora 31, definindo as normas de segurança e saúde no trabalho para o meio rural aumentou a cobrança por uma legislação própria.

Glauber Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho no Brasil (Aprosoja), defende a necessidade de normas específicas para o campo como forma de equilibrar a atividade. "Conforme você evolui, tudo muda, mas é preciso ter um equilíbrio", disse, em entrevista ao G1.

Mesmo entendimento tem o presidente da Aprosoja de Mato Grosso, de Carlos Fávaro. "A legislação precisa ser adequada para o modelo da agricultura brasileira", comenta o dirigente.

Com a chamada NR 31, agricultores precisam se adequar a 283 itens relacionados ao trabalho rural. Mas a própria norma virou motivo de reclamação para o agronegócio devido a falta de diálogo, especialmente com o Ministério do Trabalho e Emprego, que a instituiu, de acordo com o segmento.

Até mesmo legisladores do Congresso Nacional reclamam da regra. "Se for cumprida inviabiliza a propriedade e nem todas podem cobrir este custo. Não se tem como aplicar ao campo", afirma Valdir Colatto (PMDB), deputado federal por Santa Catarina. Em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, onde participou da primeira etapa do Fórum Soja Brasil, da Aprosoja Brasil, Colatto não escondeu a insatisfação com o próprio Governo Federal.

"A NR é coisa de burocrata. Quem tem que legislar é o Congresso e quem inventa as normas não sabe quais consequências terão", frisou o parlamentar.

Produtor rural em Santa Carmem, cidade a 493 quilômetros da capital, Daltro Ferrazzo avalia que para se adequar às normas precisaria investir alto. "Seriam pelo menos R$ 100 mil", declarou o agricultor que, em 450 hectares de terra planta soja, e emprega três funcionários.

De acordo com o advogado e chefe do departamento jurídico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Cristiano Zaranza, a legislação própria para o campo corrigiria até mesmo a falta de entendimento que há entre quem vive da agricultura. Para ele, o descumprimento das atuais exigências ocorre em decorrência da própria falta de entendimento do setor, já que a atual legislação é subjetiva.
Já Rui Prado, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), vê  excessos de normas, obrigações para empregados e empregadores que, segundo ele, precisam ser discutidas. "Quando a Constituição Brasileira foi feita em 1988 não se levou em conta as diferenças de trabalho urbano e rural e aí que começaram os problemas", pontuou.

No evento, o vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Nilson Leitão (PSDB-MT) diz que no meio político vão começar as mobilizações em prol de uma lei exclusiva ao setor agrícola. Ele defende que é preciso ajustar a legislação trabalhista de forma que se criem mecanismos que levem em consideração as peculiaridades da atividade agrícola.
Fórum Soja Brasil
O Fórum Soja Brasil realizado pela Aprosoja Brasil vai discutir os principais temas relacionados ao agronegócio brasileiro, percorrendo diferentes estados do país. Primeiro a abrir a programação, Mato Grosso localiza-se no coração produtivo do Brasil e detém o título de maior produtor de soja. Quando somadas todas as culturas, a produção estadual supera a 38 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mato Grosso do Sul é o próximo estado a receber uma das fases do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário